Trabalho foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Marcos José Martins da Costa e pelo engenheiro civil Eder Martins Menossi. Segundo lugar – Reestruturação e Requalificação do Parque do Povo de Presidente Prudente
Marcos José Martins da Costa e Eder Martins Menossi
O trabalho classificado em segundo lugar no desafio “De Olho na Nossa Cidade”, realizado em parceria pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente (Aeaapp) e pela Associação Amigos do Parque do Povo, foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Marcos José Martins da Costa e pelo engenheiro civil Eder Martins Menossi e recebeu o título de “Projeto de Reestruturação e Requalificação do Parque do Povo de Presidente Prudente – SP”.
“O projeto de reestruturação do Parque do Povo se trata da implantação de galerias de retenção em pontos estratégicos que visam conter parcialmente as águas das chuvas e reduzir a velocidade de escoamento, contribuindo diretamente para a prevenção das enchentes devido a redução da quantidade de água escoada para a canalização em dias de chuvas”, explicam os autores.
O Plano Piloto, segundo eles, é composto por uma linha de montagem padronizada que viabiliza a instalação das galerias em escalas diferentes e que podem ser executadas individualmente conforme necessidade, espaço livre e recurso financeiro público disponível.
“As galerias contemplam de função social no quesito de uso e ocupação do espaço, sendo equipamento urbano de uso múltiplo como pistas de skate, quadras poliesportivas, espaços de reuniões e uso múltiplos, arquibancadas e espaços de contemplação da paisagem, porém também exercendo a função de galeria de retenção em dias chuvosos”, prosseguem Costa e Menossi.
Segundo lugar – Reestruturação e Requalificação do Parque do Povo de Presidente Prudente
Marcos José Martins da Costa e Eder Martins Menossi
Outro ponto adicional das galerias, ainda segundo eles, é a filtragem da água no percurso de drenagem para a galeria e na captação e reutilização da água para irrigação da paisagem no próprio parque.
“Devido às cidades estarem em constante transformação e desenvolvimento, inclusive no uso e ocupação no solo, novas galerias podem ser implantadas posteriormente conforme o aumento da quantidade de escoamento superficial ao longo dos anos”, pontuam.
Nas áreas com menor espaço livre, o Plano Piloto possibilita a implantação da galeria subterrânea com espelho d’água, de modo que o espelho d’água além de espaço de contemplação também auxiliará como nível medidor da galeria subterrânea, facilitando o diagnóstico do sistema e previsibilizando as manutenções periódicas.
Por se tratar de um Plano Piloto exequível em diferentes escalas, o custo da galeria pode variar de R$ 1 milhão a R$ 20 milhões, a depender de seu tamanho, de acordo com os autores.
Segundo lugar – Reestruturação e Requalificação do Parque do Povo de Presidente Prudente
Marcos José Martins da Costa e Eder Martins Menossi
“A quantidade de galerias e suas dimensões serão dimensionadas a partir da área disponível de cada ponto de intervenção. O dimensionamento das galerias será por meio do método racional com formulas específicas, levando em consideração: a bacia do Córrego do Veado como um todo; o uso e a ocupação do solo com coeficiente máximo de ocupação ‘Coeficiente de Run Off’; índice de precipitação local já registrado e tempo de recorrência, e Topografia com os desníveis da bacia”, afirmam.
“A proposta do Plano Piloto visa justamente a questão da adequação ao espaço livre disponível, e recurso financeiro público, por se tratar de uma proposta que pode ser executada em escalas diferentes e de forma singular, as galerias podem ser implantadas uma a uma e a quantidade de galerias conforme a necessidade, e abrindo leque para a implantação de novas galerias conforme aumentar o escoamento superficial devido a expansão da malha urbana da bacia do Córrego do Veado”, definem Marcos José Martins da Costa e Eder Martins Menossi.
Segundo lugar – Reestruturação e Requalificação do Parque do Povo de Presidente Prudente
Marcos José Martins da Costa e Eder Martins Menossi
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Projeto classificado em 2º lugar prevê implantação de galerias de retenção em pontos estratégicos
Bookmark the permalink.