Desvio de 475 mil kWh, suficiente para abastecer por um mês uma cidade do tamanho de Salmourão (SP), corresponde a um prejuízo de mais de R$ 386 mil. Concessionária Energisa Sul-Sudeste realizou fiscalização em Parapuã (SP)
Energisa
Uma operação de combate a furtos e fraudes de eletricidade concluída nesta quarta-feira (7) identificou 32 irregularidades entre ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia, totalizando um desvio de 475 mil kWh, nas cidades de Osvaldo Cruz (SP) e Parapuã (SP).
Essa quantidade de energia recuperada seria suficiente para abastecer durante um mês uma cidade do tamanho de Salmourão (SP), que possui uma população de aproximadamente 4,7 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda que essas ações façam parte da rotina da concessionária Energisa Sul-Sudeste, o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia da empresa, Renan Felix Fernandes Souza, afirma que a quantidade de energia recuperada surpreendeu, principalmente, pelo tamanho dos municípios.
“A Energisa conta com um sistema de inteligência artificial capaz de acompanhar o comportamento de consumo de cada cliente e, ao constatar anormalidades no consumo, realizamos inspeções para confirmar se se trata de furto de energia ou não. Mas nessas duas cidades, em apenas três dias, foram 32 irregularidades confirmadas e os 475.021 kWh recuperados seriam suficientes para abastecer 2,3 mil famílias por um mês”, detalha Souza, acrescentando um prejuízo calculado em mais de R$ 386 mil.
As irregularidades foram encontradas em imóveis residenciais e comerciais, sendo furtos – os chamados “gatos de energia” – e fraudes, quando o cliente manipula os equipamentos de medição, tentando reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo da unidade consumidora.
“É muito importante enfatizar que essas ações da Energisa têm como intuito principal zelar pela segurança do sistema elétrico e da comunidade, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes”, destaca Souza.
“Geralmente essas intervenções na rede são feitas por quem não tem conhecimento técnico, o que pode ocasionar choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros, além da interrupção no fornecimento de energia de moradores vizinhos”, complemente o coordenador, lembrando que os furtos e fraudes de energia são crimes previstos no Código Penal.
Serviço
O combate a esses crimes pode contar com o auxílio de denúncias anônimas pelos canais de atendimento da Energisa. Basta acessar o site na aba Serviços Online>Mais Serviços>Denuncie Furto de Energia ou falar gratuitamente pelo telefone 0800-70-10326.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Operação de combate a furtos e fraudes de energia elétrica identifica 32 irregularidades em Osvaldo Cruz e Parapuã
Bookmark the permalink.