Benefício faz parte do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), do governo federal. Famílias de baixa renda podem obter o benefício da tarifa social
Energisa Sul-Sudeste
Cerca de 10,6 mil famílias na região de Presidente Prudente (SP) podem ter direito ao benefício de uma economia de até 65% no pagamento mensal da conta de energia elétrica, mas ainda não o recebem porque estão com os dados desatualizados nas bases do governo federal e também da concessionária Energisa Sul-Sudeste.
O benefício é destinado a famílias de baixa renda inscritas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), do governo federal.
“Essa falta de atualização cadastral impede a Energisa de conceder o desconto de forma automática. Hoje utilizamos os dados do Cadastro Único [CadÚnico], do Ministério do Desenvolvimento Social, para identificar as famílias que se enquadram na tarifa social. Mas há situações em que no CadÚnico está um CPF [Cadastro de Pessoas Físicas] cadastrado e na Energisa a conta de luz está no nome de terceiros, por exemplo. A concessionária não tem como localizar esse cliente que pode receber o desconto”, explica o gerente de Serviços Comerciais da empresa, Dalessandro Luis Mafei.
Todavia, a solução é simples: basta a família procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município e atualizar o seu cadastro.
“Em relação à Energisa, é importante a pessoa ter a certeza de que o titular da conta de energia é o mesmo do CPF que consta no CadÚnico. Caso seja diferente, é preciso atualizar os dados na Energisa, o que pode ser feito pelos canais digitais, sem sair de casa. Basta ter em mãos uma conta de energia recente, um documento pessoal e o cartão do Número de Identificação Social (NIS) ”, garante Mafei.
Feito isso, o desconto da tarifa social é concedido automaticamente para a família que se enquadra nos requisitos do programa.
Direito à tarifa social
Atualmente, na região de Presidente Prudente, são 35,6 mil famílias contempladas pela tarifa social. O benefício é direcionado a:
famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 660) por pessoa;
famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento – nesse caso, com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 3.960); e
famílias indígenas, quilombolas ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Já o percentual de desconto é concedido conforme o consumo do imóvel, nas seguintes proporções:
65% de desconto para clientes que consomem até 30 kWh/mês;
40% de desconto para quem consome de 31 kWh/mês a 100 kWh/mês; e
10% de desconto para consumo de 101 kWh/mês até 220 kWh/mês.
Não há desconto para consumos superiores a 220 kWh.
Canais de atendimento
Quem tem dúvidas sobre a tarifa social ou deseja atualizar o seu cadastro na Energisa, pode entrar em contato pelos canais de atendimento:
aplicativo Energisa On (disponível gratuitamente para iOS e Android);
site; ou
ligação gratuita 0800-70-10326.
Abrangência
Na região de Presidente Prudente, a concessionária Energisa atua nas seguintes cidades:
Adamantina (SP);
Alfredo Marcondes (SP);
Álvares Machado (SP);
Caiabu (SP);
Caiuá (SP);
Emilianópolis (SP);
Iepê (SP);
Indiana (SP);
Inúbia Paulista (SP);
João Ramalho (SP);
Lucélia (SP);
Martinópolis (SP);
Nantes (SP);
Osvaldo Cruz (SP);
Parapuã (SP);
Piquerobi (SP);
Pracinha (SP);
Presidente Bernardes (SP);
Presidente Epitácio (SP);
Presidente Prudente;
Presidente Venceslau (SP);
Rancharia (SP);
Regente Feijó (SP);
Ribeirão dos Índios (SP);
Sagres (SP);
Salmourão (SP);
Santo Anastácio (SP); e
Santo Expedito (SP).
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Mais de 10 mil famílias de baixa renda podem receber desconto na conta de luz na região de Presidente Prudente; SAIBA COMO
Bookmark the permalink.