Cidade tem a característica de ser formada por um povo humilde e solidário. Nome da cidade significa mestiço de francês com índio” ou “filho de índio com branco”
Márcio Rubio/TV Fronteira
É quase uma septuagenária, mas a senhora Marabá Paulista (SP) não deixa de mirar no progresso e qualidade de vida ao completar 69 anos de emancipação no dia 11 de setembro.
Quem mora neste canto sabe e ajuda a manter as características de ser uma cidade humilde e solidária, de um povo que não mede esforços e trabalha dia a dia para conquistar sonhos.
A história do município começa em 1938, ainda como povoado de Presidente Venceslau (SP), denominado Areia Dourada. Só em 1953 foi elevado a município, ganhando o nome de Marabá Paulista.
Não há um consenso sobre o nome, mas uma das histórias é que um dos membros da comitiva do presidente Getúlio Vargas, que, durante sua campanha presidencial em 1950, visitou a cidade de Marabá, no estado do Pará.
Naquela época, o município no norte do Brasil já se destacava como um local próspero e estrategicamente importante, impressionando profundamente Vargas e sua equipe.
Esse fator desempenhou um papel significativo na decisão de prestar homenagem e renomear à cidade como “Marabá Paulista”.
Segundo o dicionário da língua portuguesa, a palavra “Marabá” significa “mestiço de francês com índio” ou “filho de índio com branco”.
Seja como for, o marabaense tem muito orgulho de viver nesse lugar que oferece sossego e tem a felicidade como recompensa.
Os 4.573 habitantes – segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – não desfrutam de grandes luxos, mas têm lugares especiais para passear ou estar com quem se ama.
Praça da Matriz Santa Terezinha é ponto de encontro dos moradores
Cedida
A Praça da Matriz é um dos pontos que recebe a visita da população e abriga a Paróquia Santa Terezinha, a mais velha igreja da cidade, curiosamente fica paralela a Rua Pio XI, Papa que canonizou a Santa, padroeira do município.
Além disso, a cidade conta com o Projeto Espaço Amigo, local que recebeu uma reforma e hoje são realizadas atividades do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculo da Criança e Adolescente e do grupo de Zumba “Ritmo das Meninas”, parte do projeto Movimenta-se.
Projeto Espaço Amigo que conta com atividades especiais na cidade
Cedida
A Piscina Municipal também é um local de lazer do município. Mesmo com as atividades paralisadas, não impede a população usufruir do espaço, como o campo de vôlei de areia, muito frequentado pelos jovens, parquinho para as crianças e também um campo society.
Hoje a cidade também se destaca pela produção de seda e vinho, com uma vinícola localizada em um dos assentamentos vizinhos, fazendo-os de motores principais da economia.
Obras para o futuro
Uma cidade que está próxima de completar sete décadas, só mantém o posto de um lugar querido quando pensa em seus moradores. Assim, a administração enxerga que o presente deve se preocupar com o futuro.
Estádio Municipal Rui Aparecido Canizares foi reformado para lazer dos moradores de Marabá Paulista
Cedida
As obras como o Estádio Municipal Rui Aparecido Canizares tem objetivo de promover o esporte marabaense. A reforma do “campão”, como é conhecido entre os cidadãos, foi realizada com recursos próprios.
Rui Aparecido Canizares, homenageado na denominação do estádio, é irmão de Luiz Carlos Canizares, ex-jogador do Santos, e era um atleta exemplo em Marabá Paulista.
A Ponte do Bairro Areia Branca também foi um marco quando a administração abraçou um convênio de grande importância.
A concretização deste acordo resultou na realização de um sonho dos moradores do bairro Areia Branca, a construção de uma ponte.
Vale ressaltar que esse bairro corresponde ao segundo maior assentamento dentro do município. Além da ponte, o local abriga uma escola, uma praça e instalações de saúde para atender a comunidade local.
A cidade que se destaca por seus pontos positivos, população, além de contar com um número expressivo de famílias do Movimento Sem Terra (MST), tem muito que comemorar neste 11 de setembro.
Parabéns, marabaenses, pelos 69 anos de uma Feliz Cidade!
Marabá Paulista comemora 69 anos de emancipação em setembro
Bookmark the permalink.