Escola pública municipal conscientiza alunos do ensino fundamental, em Álvares Machado, sobre a biodiversidade da Mata Atlântica


Estudantes identificaram espécies da fauna e da flora no distrito de Coronel Goulart. Escola pública municipal realiza projeto ‘Mata Atlântica e sua Biodiversidade’, em Álvares Machado (SP)
Cedida
Como parte das habilidades propostas pelo Currículo Paulista que atende Matéria e Energia e Vida e Evolução, a Escola Municipal Vereador José Molina, localizada no distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado (SP), realizou o projeto “Mata Atlântica e sua Biodiversidade”.
De acordo com o professor de biologia André Gonçalves Vieira, as habilidades do currículo abordam diversos conteúdos e, entre eles, estão geração de energia, consumo sustentável, tipos de impactos ambientais da produção de energia, ecossistemas, biomas, fauna, flora e surgimento da vida e sua evolução.
“Como na semana de 22 a 27 de maio comemorou-se o Dia da Biodiversidade e o Dia da Mata Atlântica e no dia 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente, foi proposta a integração dos assuntos e suas relações”, diz o professor.
A ação é coordenada pelo professor com supervisão da diretora da escola, Rosa Maria Costa dos Santos.
Escola pública municipal realiza projeto ‘Mata Atlântica e sua Biodiversidade’, em Álvares Machado (SP)
Cedida
Com a participação em torno de 40 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, após apresentarem os conteúdos e entenderem os impactos que usinas geradoras de energia causam ao meio ambiente, foram propostas atividades aos estudantes em duas etapas.
A primeira foi realizar o levantamento de árvores dentro da área da escola para identificar a espécie, nativa ou exótica, e medir o diâmetro à altura do peito (DAP) e o volume da madeira. Esse estudo ajuda a entender como fazer o manejo florestal, sequestro do carbono e identificar o estágio de sucessão florestal de uma área.
Depois foi o momento de fazer o levantamento da fauna silvestre no local da residência do aluno.
Ainda de acordo com o professor, após essas informações reunidas, os estudantes identificaram os hábitos alimentares de cada espécie e a importância na natureza para depois relacionar as árvores que foram identificadas, tanto próximas de casa quanto da escola.
“O objetivo desse projeto é de o aluno ter de fato a educação ambiental e não somente a conscientização ambiental. A conscientização é saber que tal atitude prejudica o meio ambiente. Enquanto a educação ambiental é saber entender a complexidade do dano ambiental, como ocorre, os problemas que causam, como evitar, como até obter recursos financeiros através da educação ambiental”, destaca Vieira.
A partir do projeto, as expectativas da escola são de realizar a compilação de mais dados e publicar os resultados em congressos científicos.
“As atividades realizadas foram maravilhosas, aprendi muito sobre as tecnologias e também sobre seus impactos na natureza. Descobri que todos animais possuem sua importância na natureza e que devemos protegê-los. Outra coisa interessante é sobre a energia que não prejudique o meio ambiente. Descobri que existem usinas de energia solar e que não afetam tanto o meio ambiente como as construções de barragens”, diz a aluna do 6º ano Yasmin Novaes Bezerra.
Escola pública municipal realiza projeto ‘Mata Atlântica e sua Biodiversidade’, em Álvares Machado (SP)
Cedida
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *