Dia do gari: A importância do trabalhador para a limpeza pública


Data lembrada no início do mês de maio celebra a importância dos trabalhos realizados pelos servidores e funcionários da Prudenco são homenageados Ao todo, Prudenco conta com 250 varredores e margaridas
Acervo Prudenco
Comemora-se no dia 16 de maio o Dia do Gari, data que homenageia os serviços prestados e a dedicação dos trabalhadores na conservação da limpeza de uma cidade. Mas afinal, você sabe qual é a importância dos profissionais para a conservação da limpeza do seu município?
Mais que apenas varrer as guias das calçadas, os garis são responsáveis por manter os locais públicos limpos de todo o lixo gerado naturalmente, como no caso da queda de folhas das árvores, ou pelo próprio ser humano, como no recolhimento de objetos que são descartados de maneira incorreta nas ruas. Em Presidente Prudente, o serviço de limpeza é feito pela Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) que atualmente conta com 250 colaboradores para realizar os serviços de varrição.
De acordo com uma das margaridas da empresa, Rafaela Carla Teixeira Maschetto, que trabalha na área há sete meses, a adaptação na rotina de limpeza foi gradual, mas agora já pegou o jeito e gosta muito da profissão. “Na Prudenco contamos com uma rede de apoio e os próprios funcionários se ajudam. É um ambiente com diálogos, distribuição de tarefas e empatia pelo próximo, para que ninguém fique sobrecarregado”, afirma.
Para a Margarida Elza Alves de Oliveira, que está na Prudenco há 12 anos, o trabalho como gari foi essencial para que ela sustentasse a família e conquistasse o que possui hoje. “Eu moro em Presidente Bernardes, pego o ônibus todos os dias às 5h40 da manhã e amo o que eu faço. Depois que entrei na Prudenco consegui sustentar as minhas duas filhas, colocar comida dentro de casa e tenho muito orgulho da minha profissão, não me vejo fazendo outra coisa”.
“O trabalho de limpeza nas ruas é cansativo, mas gosto muito das minhas atividades, da minha fiscal e dos meus colegas de trabalho. Às vezes, como em qualquer outra empresa, enfrentamos desentendimentos, porém rapidamente nos resolvemos e voltamos a nos falar normalmente”, declara Elza.
Além disso, Elza diz que sempre aconselha as colegas de trabalho que estão a menos tempo na empresa a não desistirem. “Digo as outras margaridas para sempre valorizarem o trabalho que elas têm. Hoje em dia vejo que está muito difícil conseguir emprego, e quando se tem um, é melhor estar cansada trabalhando que estar cansada procurando emprego”, pontua.
Maternidade x Trabalho
Varrição é um dos serviços realizados pela Prudenco em Presidente Prudente
Acervo Prudenco
Também comemorado em maio, o dia das mães celebra a dedicação e o amor das mulheres pelos filhos. Para as margaridas e mães Rafaela e Elza, a data tem um significado único, e se existe uma palavra que possa definir a maternidade é ‘gratidão’.
A margarida Elza, de 61 anos, é mãe de duas meninas, Ana Paula de 30 anos e Ariane de 26 anos, e diz que sempre recebeu apoio das filhas para continuar no trabalho. “Minhas filhas me apoiam muito. Como moro em outra cidade, quando preciso ir para Prudente cumprir horas extras minhas filhas se disponibilizam a me levar, me buscar, e sempre me lembram de como é bom ter um emprego e como a nossa vida mudou depois de eu entrar na empresa como gari”, ressalta.
“Digo que sou pai e mãe das meninas. Quando elas eram crianças e o pai delas foi embora, era muito difícil para mim manter a casa sozinha e muitas vezes o salário que eu recebia no antigo emprego só dava para pagar as contas. Mas depois que entrei na Prudenco, as coisas foram diferentes e agradeço a Deus pela oportunidade em ajudar as minhas filhas a comprarem um carro, a ver minha filha mais velha se formar em uma faculdade e a ter uma melhor qualidade de vida”, conta Elza.
Já para Rafaela, o apoio vem dos dois filhos Samuel Henrique, de 17 anos, e Gustavo, de 13 anos. “Sobre o meu trabalho como margarida, meus filhos me apoiam a continuar e sentem orgulho de mim. Eles entendem a necessidade e a importância do trabalho, independente da profissão”.
Ainda, Rafaela conta que no dia-a-dia sempre separa um momento para ficar com os dois filhos antes de ir ao trabalho, e para ela faz toda a diferença. “Tomo café da manhã com eles, ajudo nas tarefas da escola, vou para o serviço, retorno e fico novamente com os meus filhos auxiliando nos deverem de casa e tendo um tempo em família”, finaliza.
Comemoração Especial
Para homenagear os servidores no dia do gari, a Prudenco realizou um café da manhã para os funcionários na Fundação Inova Prudente, com palestras motivacionais e presença de autoridades do município.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *