Obras poderão ser visitadas, a partir deste sábado (2), na Pinacoteca do Matarazzo. Exposição incentiva a habilidade de ‘olhar e sentir’, em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
Muito mais do que registrar momentos e a beleza da vida, um olhar fotográfico reproduz até os mínimos detalhes, que parecem imperceptíveis no dia a dia, com toques de reflexão, emoção, criatividade e crítica. Assim, através deste olhar atento ao cotidiano, o escritor e fotógrafo Marcel Sachetti apresenta, a partir deste sábado (2), a exposição “A sensibilidade” na Pinacoteca do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Sachetti iniciou seu trabalho como fotógrafo há 20 anos e, desde então, “não soube mais parar de clicar a vida”.
“Falo de tudo mesmo, como quem sempre anda com a câmera pronta, isso fez com que muito do que fotografo venha junto de alguma compreensão, uma reflexão, comparação que trago e anoto pra depois pensar em uma forma mais direta de usar com um texto na fotografia”, detalhou ao g1.
Marcel Sachetti afirma que suas fotos representam sua essência
Cedida/Marcel Sachetti
Segundo o fotógrafo e escritor, suas obras são um reflexo do que existe dentro de si.
“Tudo que venho fotografando através dos anos são puro reflexo do que existe por dentro, passando pela crítica, pela ironia às vezes, humor e também pela contemplação, reflexão e conscientização através desta arte que me representa em total essência”, pontuou.
Ele também ressaltou que a parte mais importante do trabalho é a compreensão de que um olhar sensível para detalhes humanos tem poder de transformar pessoas e lugares.
“Não existe mergulho na fotografia sem conexão com o que é fotografado. Sou grato por tantas conexões!”, afirmou Sachetti.
Exposição incentiva a habilidade de ‘olhar e sentir’, em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
A sensibilidade
Com o objetivo de incentivar a habilidade do “olhar e sentir”, a exposição reúne 100 fotografias no tamanho 30×45 centímetros em aspecto de definição fine art, para que seja uma reprodução fiel da imagem, com qualidade e durabilidade próprias.
Nascida em meados de 2010, Sachetti propõe que a exposição desperte no espectador o sentimento de resignificar a observação do cotidiano através de textos e fotografias que facilitam a compreensão comum, da qual, com um pouco de criatividade, pode “dar asas à imaginação” e revelar uma perspectiva subjetiva por trás da imagem.
“A pretensão é impactar o público com a leveza do olhar, apresentando uma nova maneira de exercitar a prática da ‘sensibilidade’”, definiu Sachetti.
Além disso, as obras expostas a mescla das grandes paixões do artista, que são a foto e o texto, segundo ele, “juntas são uma poderosa ferramenta de transformação do indivíduo por meio da cultura e da arte”.
“A proposta é estimular o espectador ao olhar para o cotidiano de maneira mais sensível, diria atenciosa, aos detalhes que passam despercebidos na velocidade das vidas. A ideia é transmitir uma observação artística de situações normais cotidianas, com um pouco de humor, vislumbre ou crítica, de forma poética através dos textos”, explicou Sachetti ao g1.
Exposição incentiva a habilidade de ‘olhar e sentir’, em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
Para o fotógrafo, a maior importância das imagens expostas são a realização e o sentimento de que a arte abre os corações e as mentes das pessoas.
“A importância maior é a realização, mas acredito que exista ali algumas ‘sacadas’ que poderiam ser olhadas como importantes para um mundo de pessoas cada vez mais fechadas, porque a arte abre mentes e corações para nunca mais voltar ao estado original”, pontuou.
No sábado, o artista estará presente para uma recepção, a partir das 19h, com dez fotografias que compõem o fotolivro.
Exposição incentiva a habilidade de ‘olhar e sentir’, em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
Fotolivro 📸📚
A exposição, em breve, também poderá ser contemplada no formato de um fotolivro, que possibilitará a experiência de “sentir mais perto do conteúdo”.
Segundo o fotógrafo, a ideia inicial seria lançar apenas o livro no formato físico e digital, mas com a possibilidade de um edital, pensa em novas formas de abordagem.
“A ideia inicial era apenas o livro, tanto no formato digital quanto físico, mas a possibilidade de um edital trouxe uma outra demanda e a produção agora caminha para uma nova etapa que definirá detalhes sobre lançamento e formas de distribuição”, afirmou ao g1.
“A escolha do formato é uma segunda imersão, possibilitando uma experiência mais pessoal, onde a pessoa consegue “sentir” mais de perto o conteúdo, essa experiência muitos não possuem ainda e posso dizer que é mágica!”, concluiu Sachetti.
Exposição incentiva a habilidade do ‘olhar e sentir’, em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
Exposição incentiva a habilidade de ‘olhar e sentir’, em Presidente Prudente (SP)
Marcel Sachetti
Serviço
A exposição poderá ser visitada a partir deste sábado (2) e se estenderá até 31 de março, na Pinacoteca do Centro Cultural Matarazzo, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.
Os horários de visitação são de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 22h, e aos domingos e feriados, das 16h às 22h.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Exposição fotográfica incentiva a habilidade de ‘olhar e sentir’ com toques de reflexão, crítica e criatividade, em Presidente Prudente
Bookmark the permalink.