Dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, Presidente Prudente não atinge metas em vacinação de crianças e cuidados com diabéticos


Dados do terceiro quadrimestre de 2023 foram divulgados pelo Ministério da Saúde. Dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, Presidente Prudente (SP) não atinge metas em vacinação de crianças e cuidados com diabéticos
Leonardo Bosisio/g1
Dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, a cidade de Presidente Prudente (SP) não atingiu as metas na vacinação de crianças e nos cuidados com diabéticos. Os dados divulgados são do terceiro quadrimestre de 2023.
Conforme o Ministério da Saúde informou ao g1, o programa “é uma política pública de grande importância, pois amplia o acesso da população à principal porta de entrada do SUS [Sistema Único de Saúde], que é a Atenção Primária à Saúde (APS)”.
Os sete critérios avaliados são:
Pré-Natal (6 consultas): proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação;
Pré-Natal (Sífilis e HIV): proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
Saúde Bucal de Gestantes: proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
Cobertura de Citopatológico: proporção de mulheres com coleta de exame citopatológico na APS;
Cobertura de Pólio e Penta: proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada;
Hipertensão (PA aferida): proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e
Diabetes (Hemoglobina Glicada): proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
ESF do Bela Vista atinge todas as metas do Programa Previne Brasil, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
A maior cidade do Oeste Paulista conseguiu atingir as metas impostas pelo Ministério da Saúde em cinco dos sete critérios. Confira na tabela abaixo:
Indicadores de Presidente Prudente
Ao ser questionado sobre as metas não alcançadas por Presidente Prudente, o secretário municipal de Saúde, Breno Luís Erbella Casari, afirmou ao g1 que foi iniciada uma nova modalidade de busca ativa para “trazer o paciente mais próximo da unidade [de saúde]”.
“Nós batemos meta pela primeira vez desde que iniciou a avaliação na coleta de [exame] preventivo do colo uterino, que é a saúde da mulher. Nós, infelizmente, como no Brasil todo, não atingimos a média na vacinação, isso é uma preocupação muito grande. Nós iniciamos um trabalho de busca ativa diferenciada para a gente tentar bater a meta no próximo quadrimestre. Os diabéticos, que nós sempre vínhamos batendo meta, nós não atingimos a meta porque houve uma mudança na metodologia de avaliação”, esclareceu Casari.
UBS do Jardim Santana atinge todas as metas do Programa Previne Brasil, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Já sobre as unidades de saúde que conseguiram os melhores indicadores em Presidente Prudente, o secretário informou que a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Residencial Bela Vista, na zona norte, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santana, na zona leste, “tiraram 10” e atingiram todas as metas estabelecidas.
“Isso é um mérito total dos funcionários, isso é de quem está na ponta, de quem está no dia a dia com o paciente. São metas bem restritas mesmo. São números que precisam de que a equipe esteja bem comprometida, mas isso na verdade é mérito. Conseguiram por mérito e trabalho dos funcionários.”, reforçou Casari ao g1.
Por fim, o secretário municipal de Saúde esclareceu que o Programa Previne Brasil não dá premiações aos municípios e é necessário cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para “continuar recebendo as verbas” já preestabelecidas pelo órgão federal.
“A saúde sempre tem a melhorar. A gente sabe que, mesmo com essa nota toda, nós temos muitas coisas que precisamos melhorar e a gente vai trabalhar diuturnamente para que isso ocorra”, finalizou Casari ao g1.
Dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, Presidente Prudente (SP) não atinge metas em vacinação de crianças e cuidados com diabéticos
Leonardo Bosisio/g1
Ranking nacional
Conforme divulgado pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a cidade atingiu o “primeiro lugar entre todos os municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes” no programa com a nota de 9,71.
Porém, o Ministério da Saúde afirmou ao g1 que “não divulga os resultados deste componente baseado em ranking entre os municípios brasileiros em nenhum extrato de apuração”.
O órgão federal esclareceu ainda que o Indicador Sintético Final (ISF) é “a última etapa de agregação dos resultados dos indicadores do pagamento por desempenho”.
“Esta agregação é realizada somando as Notas Ponderadas dos Indicadores (NPIs) de todos os indicadores e dividindo por 10 (a soma de todos os pesos). Esse resultado é o ISF, nota final que congrega o resultado ponderado de todos os indicadores, facilitando a interpretação do desempenho do município no tocante à Atenção Primária à Saúde (APS), não os integrando”, finalizou o Ministério da Saúde.
UBS do Jardim Santana atinge todas as metas do Programa Previne Brasil, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *