Primeiras escolas municipais de ensino integral iniciam atividades letivas nesta segunda-feira em Presidente Prudente


Unidades contam com cerca de 200 alunos no Ana Jacinta e no Jardim Paulista. As duas primeiras escolas municipais de ensino integral entram em funcionamento nesta segunda-feira (19), no Conjunto Habitacional Ana Jacinta e no Jardim Paulista, em Presidente Prudente (SP)
Iury Greghi/Secom
As duas primeiras escolas municipais de ensino integral de Presidente Prudente (SP) iniciarão as atividades letivas nesta segunda-feira (19) com cerca de 200 alunos.
As unidades ficam localizadas no Polo de Atividades do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na Avenida Raimundo Nonato Lima, 1.071, ao lado da Escola Municipal Karina Athia Krasucki, e na Escola Municipal José Carlos Pimenta, na Rua Claudionor Sandoval, 1.313, no Jardim Paulista.
Os cerca de 200 alunos serão transferidos de suas escolas de origem e passarão a estudar em tempo integral nas chamadas Emeipps, em uma jornada escolar ampliada, com 50 aulas semanais e duração de 45 minutos cada, organizadas de modo a atender aos Componentes Curriculares Obrigatórios da Base Nacional Comum e também da parte diversificada.
As aulas serão de segunda a sexta-feiras, das 7h20 às 16h40. Na primeira semana, o horário será reduzido para adaptação dos estudantes, ou seja, o atendimento será das 7h20 às 12h30.
No Polo de Atividades do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, haverá duas salas de primeiro ano, uma de segundo ano, uma de terceiro, uma de quarto e uma de quinto, todas do ensino fundamental.
Já na Escola Municipal José Carlos Pimenta, o atendimento será exclusivo para o primeiro ano, em duas salas, com foco em alfabetização.
Projetos pilotos, as unidades compõem a Política Municipal de Educação em Tempo Integral de Presidente Prudente, fundamentada na lei federal nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como na lei federal nº 14.640, de 31 de julho de 2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral.
Atividades extracurriculares
As diretrizes de funcionamento das unidades foram elaboradas por uma comissão designada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e publicadas por meio do decreto municipal nº 34.887/2023.
Conforme o documento, as escolas serão destinadas aos alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental com uma jornada escolar ampliada, com 50 aulas semanais e duração de 45 minutos cada, organizadas de modo a atender aos Componentes Curriculares Obrigatórios da Base Nacional Comum e também da parte diversificada.
As atividades extracurriculares, previstas para o período integral, incluem:
Educação ambiental: promovendo a consciência ecológica e o respeito ao meio ambiente;
Cultura e arte: estimulando a criatividade e a expressão artística;
Esporte e lazer: incentivando a prática de atividades físicas e a socialização;
Ciências e tecnologia: despertando a curiosidade científica e o interesse pelas inovações tecnológicas.
As matrículas para as escolas integrais seguiram os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação e foram considerados os dados de pesquisa de interesse realizada pelas unidades de ensino no entorno.
A equipe gestora, bem como os professores que ministrarão os componentes da parte comum, será composta por profissionais efetivos do município. Estes profissionais foram selecionados por meio de edital específico, com avaliação de currículo e apresentação de proposta de trabalho. As atividades referentes aos componentes da parte diversificada poderão ser ministradas por professores ou agentes formativos por meio de chamamento público.
Benefícios do programa
De acordo com a Seduc, o Programa Escola em Tempo Integral oferece aos alunos benefícios como:
Maior tempo de aprendizagem: proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos alunos;
Reforço escolar: auxiliando no aprendizado e na recuperação de conteúdos;
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: promovendo a autoestima, a autoconfiança e a capacidade de trabalhar em equipe;
Prevenção da evasão escolar: proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para os alunos;
Tranquilidade para os pais: garantindo que seus filhos estejam em um ambiente seguro e educativo durante todo o dia.
Outra estratégia de ensino integral em funcionamento na rede municipal de ensino de Presidente Prudente, o Programa Cidadescola funciona desde 2010 no atendimento de alunos do ensino fundamental no contraturno escolar, com estimativa de participação de 2.350 crianças neste ano.
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