Ao g1, o delegado Matheus Nagano da Silva informou que os encontros têm acontecido todas as sextas-feiras, em um shopping localizado no Jardim das Rosas. Forças de segurança pública se unem para combater ‘rolezinhos’ de crianças e adolescentes em Presidente Prudente (SP)
Polícia Civil
Uma reunião entre representantes das polícias Civil e Militar e do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) discutiu estratégias para combater os chamados “rolezinhos” de crianças e jovens em Presidente Prudente (SP). O encontro, na sede do MPE-SP, também envolveu representantes de um shopping e de um hipermercado, nesta terça-feira (6).
A prática é caracterizada por encontros simultâneos de diversas pessoas em lugares públicos, como praças e shoppings. Diante disso, no município, os “rolezinhos” estão sendo realizados por crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis, no período noturno, de acordo com a Polícia Civil.
Durante esses encontros, ainda conforme as autoridades, ocorrem furtos em um estabelecimento comercial, sobretudo de bebidas alcóolicas. Os suspeitos ainda “intimidam clientes do shopping e mercado e, quando são abordados pelos seguranças, são agressivos e ameaçadores”.
Neste sentido, segundo o promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Marcos Akira Mizusaki, a ação, considerada delituosa, tem causado preocupação nas autoridades de segurança pública em razão do aumento das ocorrências nos últimos meses e do modus operandi adotado pelos grupos.
“Diante de eventuais flagrantes, eles se unem rapidamente com sinais sonoros e intimidam o segurança do estabelecimento. Isso muda a natureza do delito, de simples furto qualificado para roubo impróprio, passando a infração para maior gravidade”, ressaltou ao g1.
Ainda de acordo com o promotor, um relatório de investigação está sendo elaborado pela Polícia Civil, o que possibilitará a atuação em duas frentes: buscar a responsabilização pela prática de atos infracionais e atuar na rede protetiva junto às famílias.
“Essa reunião foi para unir esforços e termos uma ação mais enérgica e coibi-los, pois são sempre os mesmos envolvidos, o que caracteriza um outro ato infracional de formação de quadrilha”, concluiu ao g1.
Identificação dos suspeitos
Com o objetivo de intensificar as investigações acerca dos crimes, repreendendo e coibindo novos delitos, parte dos suspeitos foi identificada, segundo o delegado Matheus Nagano da Silva.
“O Ministério Público está ciente de toda a situação. Já identificamos alguns autores e os procedimentos já foram encaminhados à Vara da Infância e Juventude”, observou.
Ao g1, Nagano ainda explicou que os “rolezinhos” têm acontecido todas as sextas-feiras, principalmente em um shopping localizado no Jardim das Rosas, ocasião em que, aproveitando-se do fato de estarem no local, os envolvidos acabam adentrando um hipermercado e praticando pequenos furtos.
Diante disso, as medidas de contenção dos “rolezinhos” já começaram a ser executadas, conforme o delegado, ao passo em que “qualquer crime que estiver sendo cometido no mercado e no shopping serão espremidos, seja na prisão em flagrante por parte da Polícia Militar ou através de investigações pela Polícia Civil”.
“Feito todo o trabalho de polícia judiciária, ele [envolvido] será encaminhado à Vara da Infância para a tomada das medidas legais, ou seja, a aplicação de medidas sócio educativas”, concluiu ao g1.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Forças de segurança pública se unem para combater ‘rolezinhos’ de crianças e adolescentes em Presidente Prudente
Bookmark the permalink.