‘Mãe do Corpo’: Vivência artística proporciona experiências terapêutica e sensorial a mulheres, em Presidente Prudente


Encontros voltados a mães serão realizados a partir deste sábado (3), no Matarazzo. ‘Mãe do Corpo’ proporciona terapia a mulheres
Divulgação/Associação Cultural O Mundo de Lygia Clark
O período após dar à luz um bebê não é considerado fácil para muitas mulheres. O chamado puerpério pode ser um tempo mentalmente desafiador e até mesmo solitário. Foi pensando em enfrentar essa fase com mais leveza que o projeto “Mãe do Corpo” promoverá vivências artísticas e terapêuticas voltadas a mães, a partir deste sábado (3), no Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente (SP).
A ideia partiu da artista Emanuella Kalil com a própria experiência ao tornar-se mãe, em 2022, período em que enfrentou algumas dificuldades no final da gestação e no pós-parto. A filha nasceu prematura e precisou ficar internada por 46 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
“A minha ‘mãe do corpo’ saiu do lugar, com esses eventos todos que vivi. Por isso, decidi realizar esse projeto: para trazê-la de volta, por meio de um rito artístico. E gostaria de convidar quem mais precisar disso para participar”, explicou a artista.
Vivência ‘Mãe do Corpo’ foi criada pela artista Emanuella Kalil
Redes sociais
Passada a fase de puerpério, ela sentiu vontade de elaborar uma experiência artística para outras mães, que abordasse temas como a gestação e o nascimento. E, assim, a vivência “Mãe do Corpo” foi criada.
“‘Mãe do Corpo’ é um sinônimo para útero, mas também se refere à forma sutil do órgão, para algumas comunidades tradicionais. Acredita-se que, quando a mãe do corpo está fora de lugar, a mulher sofre com enfermidades. Por isso, algumas parteiras realizam rituais de cura para trazer a mãe do corpo de volta a seu lugar”, pontuou ao g1.
‘Mãe do Corpo’ proporcionará momentos sensoriais a mulheres, em Presidente Prudente (SP)
Emanuella Kalil
A vivência
A ideia do projeto é proporcionar um momento para as mães olharem para si e para as próprias necessidades, cuidando de algo que possa ter ficado “fora de lugar” durante a gestação, o parto e a amamentação, conforme a idealizadora.
“É um trabalho na fronteira entre arte e terapia, que vai utilizar recursos da dança e da psicologia corporal Reichiana, área em que também tenho formação. As práticas buscam favorecer o contato consigo mesma, por meio da escuta, da massagem, das danças pessoais e do toque dos objetos relacionais, criados pela artista Lygia Clark”, contou Emanuella.
Ao todo, serão dois encontros realizados aos sábados, nos dias 3 e 17 de fevereiro, das 9h às 12h, na sala 4 do Centro Cultural Matarazzo.
Conforme a idealizadora, a oficina é direcionada para mães com filhos de todas as idades. Além disso, pessoas que não têm filhos, mas que gostariam de vivenciar aspectos relacionados ao nascimento, também poderão participar.
A vivência é gratuita e serão ofertadas 15 vagas ao todo. Os interessados devem se apresentar de forma breve e contar o porquê gostariam de participar da oficina através de um e-mail para o endereço [email protected]. A seleção levará em conta a descrição e a ordem de recebimento das mensagens eletrônicas.
“Oferecer um espaço de escuta e acolhimento para as mães parece algo importante, pois é um público frequentemente deixado de lado. Sinto que, ao trabalhar com mulheres e colaborar para que elas cuidem de si, faço o mesmo por mim”, enfatizou Emanuella Kalil ao g1.
Serviço
O Centro Cultural Matarazzo fica na Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.
‘Mãe do Corpo’ será realizada no Matarazzo, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Jacomini/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *