Dentre as irregularidades, foram constatadas falta de preço de forma ostensível, ausência de fila preferencial, prática abusiva por cobrança de emissão de bilhetes, ente outras. Procon fiscaliza e autua empresas de transporte por falta de informações visíveis ao consumidor, em Presidente Prudente (SP)
Procon
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) autuou 15 empresas de transporte no Terminal Rodoviário e Aeroporto Estadual, em Presidente Prudente (SP).
Entre as principais irregularidades, foi verificada a falta de informações sobre o preço da passagem de forma visível ao consumidor.
Nesta quinta-feira (25), a fiscalização conjunta com os Procons de todo o Brasil percorreu o Terminal Rodoviário ‘Comendador José Lemes Soares’, na Vila Nova.
No local, as equipes fiscalizaram 13 empresas e autuaram 12 por diversas irregularidades encontradas, como preço de forma não ostensível, falta de fila preferencial e Código de Defesa do Consumidor em local não acessível ao cliente.
Procon também fiscalizou empresas no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente (SP)
Rodrigo Marinelli/g1
Aeroporto
As atividades, que também contou com o auxílio de órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, consistia em dois dias de fiscalização. No dia 17 de janeiro, o Procon esteve no Aeroporto Estadual Adhemar de Barros e fiscalizou três companhias aéreas, que foram autuadas.
Dentre as irregularidades, foram constatadas falta de informação de preço do pagamento à vista da passagem, prática abusiva por cobrança de emissão de bilhetes e sobre falta de informação sobre cobranças por excesso de bagagem.
Tanto no aeroporto, quanto no Terminal Rodoviário não foram constatados atrasos de voos ou de ônibus.
Conforme a coordenadora regional do Procon, Priscila Nishimoto, no momento em que é constatado a irregularidade, é lavrado um auto de constatação que descreve os problemas encontrados. Em seguida, um Auto de Infração é emitido com multas de no mínimo R$865, aproximadamente.
“As empresas podem apresentar defesa para questionar a autuação. O prazo é de 15 dias, contados a partir do recebimento do Auto de Infração, que chegará pelos Correios a eles, posteriormente”, explicou a coordenadora.
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Procon autua 15 empresas de transporte por falta de informações visíveis ao consumidor na rodoviária e aeroporto de Presidente Prudente
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