Com tradição na criação e no adestramento de cavalos, Rancho Quarto de Milha completa 50 anos em Presidente Prudente


Local foi fundado em 20 de janeiro de 1974 e conta com a maior arena arena coberta da América Latina, com 12 mil m² e capacidade para 15 mil pessoas. Arena coberta do Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV Fronteira
O Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP), completa 50 anos neste sábado (20) e tem a maior arena coberta da América Latina, com 12 mil metros quadrados de área e capacidade para receber até 15 mil pessoas.
O local é grande em tamanho, com uma história que acaba de completar meio século e faz parte da vida e das lembranças de centenas de pessoas, como o Renato, o Celso e o Valter, que estão no Rancho Quarto de Milha desde 1974, quando tudo começou. Hoje, eles se orgulham dos momentos que viveram.
“Participava de competições equestres e me apaixonei pelo Quarto de Milha. Com isso, fui adquirindo, através do apoio do meu avô, e comecei a criação do Quarto de Milha e competir no Rancho Quarto de Milha desde 1974”, afirmou Valter Lemes Júnior, diretor do Rancho Quarto de Milha.
“Ajudamos o Rancho Quarto de Milha a organizar os primeiros campeonatos de cavalo de trabalho pelo Brasil. O Clube de Laço foi uma ponta de lança para difundir o Quarto de Milha pelo Brasil afora”, disse Renato Jesus, ex-administrador do Rancho Quarto de Milha.
“Eu entrei em 86 para juiz da ABQM. Eu já competia e a gente foi cada vez agregando mais e fazendo laço de amizade com todos os sócios, com criadores da região e do Brasil, e foi expandindo”, ressaltou Celso Cuba, ex-presidente e competidor do Rancho Quarto de Milha.
Arena coberta do Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV Fronteira
Inclusive, foi neste local que, segundo os pioneiros do Rancho Quarto de Milha, a raça de cavalos que leva o mesmo nome, considerada a mais rápida do mundo, consagrou-se. Presidente Prudente está no centro da região para onde vieram os primeiros animais da raça, importados na década de 1950 dos Estados Unidos.
Como consequência, um grupo de entusiastas e criadores do Oeste Paulista, adquiriu uma área de 10 alqueires, que mais tarde foi transformada na sede de campo da primeira e única entidade do gênero em todo o país, com a denominação de Clube de Adestramento do Cavalo Rural, fundada oficialmente em 20 de janeiro de 1974. Anos após, transformada na Sociedade de Adestramento do Cavalo Rural.
“O Rancho Quarto de Milha não foi só a criação de cavalos. Em torno dos clubes de laço, das provas de laço, toda uma indústria do cavalo surgiu. Prudente passou a exportar sela, exportar fivela, exportar chapéu, boné e até hoje é uma referência nesse sentido”, afirmou Renato.
Rancho Quarto de Milha completa 50 anos, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV Fronteira
O Rancho Quarto de Milha, como ficou nacionalmente conhecido, sempre teve como objetivo principal o adestramento de animais para competição e serviço de fazenda, bem como a promoção da raça em todo o país. Em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o Rancho também foi pioneiro na busca de novos conhecimentos técnicos e aperfeiçoamento de criadores e de seus peões por meio da promoção de cursos de adestramento, inclusive com a vida de profissionais americanos.
O José Eduardo Darce Pinheiro, conhecido como Zé Cavalo, foi um dos organizadores dos primeiros rodeios realizados na arena.
“Nós fizemos, em 89, o primeiro Rodeio de Campeões na modalidade completa. Ou seja, todas as provas funcionais do Quarto de Milha, que eram: Team Roping, laço de bezerro, Bulldog, prova dos três tambores, e nas montarias a gente fazia a montaria em touros, o cutiano, que é o estilo brasileiro, e também o sela americana e o Bareback. Então, era o rodeio completo em forma de competição oficial”, explicou Zé Cavalo.
“Um rodeio completo do porte dos Campeões em Presidente Prudente gerava o turismo direto. Pessoas de várias partes do Brasil que vinham participar, assistir shows musicais, eventos, provas e era um grande entretenimento de toda a região, eram milhares de pessoas” afirmou o empresário Paulo Lima.
Rancho Quarto de Milha completa 50 anos de história em Presidente Prudente
Atualmente, o Rancho Quarto de Milha, transformado em Associação Brasileira do Cavalo de Trabalho e Empreendimentos Rurais, possui cerca de 100 associados, dentro de uma das melhores estruturas com uma confortável sede, cocheiras, quatro pistas de provas e uma arena que já recebeu os melhores rodeios do país e consagrou grandes competidores, como a primeira mulher a assumir a presidência do rancho e também da ABQM.
“Naquela época, eu tinha mais ou menos uns nove anos de idade e foi lá que começou o meu primeiro contato com o [cavalo] quarto de milha. O Rancho Quarto de Milha foi crescendo e deu o tamanho e a importância dele na região”, reforçou Mônica Ribeiro.
Rancho Quarto de Milha completa 50 anos, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV Fronteira
Outro destaque do Rancho Quarto de Milha é a Escola de Equitação, que existe desde que o local foi fundado, e até hoje é o principal local em que crianças e adultos do Oeste Paulista aprendem a andar a cavalo.
Além disso, em parceria com entidades beneficentes locais, desde 2018 o Rancho conta com um Centro de Equoterapia. Uma terapia com cavalos que ajuda na reabilitação de pessoas com lesão na medula e outros tipos de comprometimentos motores e sociais.
Muita coisa mudou nesses 50 anos, mas se tem uma que nunca vai mudar no Rancho Quarto de Milha é a sua importância na história de tantas pessoas.
Escola de Equitação no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV Fronteira
Rancho Quarto de Milha completa 50 anos, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV Fronteira
Escola de Equitação no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV Fronteira
Rancho Quarto de Milha completa 50 anos, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV Fronteira
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *