Serão exibidos gratuitamente os longas ‘Casulo’, ‘A Semente’, ‘A Filha’ e ‘A Última Execução’. Filme “Casulo”, de Leonie Krippendorff, retrata a adolescência e descobertas da juventude
Divulgação
Ao celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil, Presidente Prudente (SP) receberá pela primeira vez, a partir desta terça-feira (9), a quarta edição da “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!”, com quatro filmes dirigidos por cineastas alemãs. As exibições gratuitas serão realizadas no Sesc Thermas, no Jardim das Rosas, e todos os filmes contarão com legendas em português.
A mostra é realizada pelo Consulado da Alemanha, em São Paulo (SP), e pelo Sesc São Paulo, com o apoio do Goethe-Institut.
Um dos destaques da mostra é o filme “Casulo”. Nele, a diretora Leonie Krippendorff conta os dilemas da jovem Nora, de 14 anos, ao perceber as mudanças da adolescência e a descoberta da sexualidade, com um olhar único e sútil da direção.
Além disso, durante o mês de janeiro, também serão exibidos outros três títulos: “A Última Execução”, baseado em uma história real na antiga República Democrática Alemã (RDA), “A Filha” e “A Semente”.
A atual cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, primeira mulher a assumir o cargo em 150 anos de representação alemã no Estado, destacou a importância de trazer cinema de qualidade ao reforçar a luta feminina por igualdade.
“A mostra chega em seu quarto ano ainda mais forte na busca por trazer cinema de qualidade com o feminino e reforçando assim a luta pela igualdade. Também estamos muito felizes em alcançar cidades fora da capital e nelas iniciar as comemorações dos 200 anos de imigração alemã no Brasil. Festejamos este jubileu num momento de grande dinâmica nas relações entre o Brasil e a Alemanha que são parceiros estratégicos de longa data”, pontuou Martina.
A primeira edição da mostra de cinema foi realizada em 2020, na plataforma Sesc Digital, devido à pandemia da Covid-19. A mostra apresentou ao público brasileiro um recorte da diversidade cultural alemã, com títulos como “Transtorno Explosivo”, de Nora Fingscheidt, e “24 Semanas”, de Anne Zohra Berrached, premiados no Festival de Berlim.
Veja abaixo os dias e horários de exibição de cada longa metragem em Presidente Prudente:
Filme “Casulo”, de Leonie Krippendorff, retrata a adolescência e descobertas da juventude
Divulgação
‘Casulo’
Dirigido por Leonie Krippendorff, Nora, de 14 anos, está entrando na metamorfose da infância para a vida adulta. Ela tem de lidar com as mudanças no corpo, a primeira menstruação e a paixão pela fascinante Romy, enquanto a pele queimada pelo sol descasca e as lagartas giram no casulo.
A exibição será nesta terça-feira (9), às 20h.
Filme “A Semente” é dirigido pela cineasta Mia Maariel Meyer
Divulgação
‘A Semente’
Comandado por Mia Maariel Meyer, o primeiro trabalho como gerente de uma obra é a grande chance de Rainer, que, forçado pelo valor dos aluguéis na cidade, acaba de se mudar com a esposa grávida e a filha de 13 anos, Doreen, para uma casa de campo carente de reformas.
Ao mesmo tempo em que Doreen se envolve, junto às novas amizades, em pequenas maldades e delitos, Rainer é rebaixado no trabalho e se torna o líder de uma crescente resistência.
O filme será exibido na próxima quarta-feira (16), às 20h.
Em “A Filha”, quando Jimmy e Hannah retornam a casa de férias, voltam a se apaixonar
Divulgação
‘A Filha’
Dirigido por Mascha Schilinski, Jimmy e Hannah conseguem um comprador para a casa de férias em Santorini.
Quando retornam a esse local, onde se separaram, junto com a filha Luca, de 7 anos, longe da vida cotidiana, algo inusitado acontece: Jimmy e Hannah voltam a se apaixonar. No entanto, Luca, sob a ameaça de perder seu lugar no trono da família, tenta sabotar o reencontro do casal.
O filme será exibido no dia 23 de janeiro, às 20h.
‘A Última Execução’
Sob comando de Franziska Stünkel, o filme se passa na Berlim Oriental, no ano de 1981. O ambicioso cientista Franz Walter é recrutado pelo Serviço de Segurança do Estado e enviado para uma missão estrangeira na Alemanha Ocidental.
Ele logo se mete em problemas por causa de sua atitude cada vez mais crítica em relação ao sistema e é acusado de espionagem. Isso trará consequências para sua vida e a de sua família.
O longa é baseado na história real da última execução na antiga República Democrática Alemã.
A exibição ocorrerá no dia 30 de janeiro, às 20h.
Longa ‘A Última Execução’ é baseado em uma história real da antiga República Democrática Alemã
Divulgação
Serviço
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente, a partir das 12h do dia de cada exibição, pelo aplicativo Credencial Sesc SP, pelo site ou ainda pessoalmente no Sesc Thermas.
O Sesc Thermas está localizado na Rua Alberto Peters, nº 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Com quatro filmes na programação, Presidente Prudente recebe pela 1ª vez Mostra Alemã de Cinema a partir desta terça-feira
Bookmark the permalink.