Índice de Preços Toledo (IPT) também registrou um aumento de 1,74% no valor da cesta básica, em Presidente Prudente (SP). Absorvente aderente (com oito unidades) teve variação de R$ 1,89 a R$ 5,95
TV Globo/Reprodução
Uma pesquisa feita pelo Índice de Preços Toledo (IPT) notou uma diferença de mais de 200% nos preços da margarina e do absorvente aderente de um supermercado para o outro, em Presidente Prudente (SP).
A pesquisa, feita em sete estabelecimentos, também registrou um aumento de 1,74% no valor total da cesta básica. Com isso, o consumidor que gastava R$ 953,46 para comprá-la, no final de dezembro gasta em média de R$ 970,03 para adquiri-la.
A inflação foi notada principalmente no grupo de alimentos, que apresentou uma alta de 2,33%. Nele, destaca-se o quilo da batata, com aumento de 24,85% e o leite de saquinho tipo B, com acréscimo de 19,31%.
O grupo de artigos de limpeza, por sua vez, teve queda de 2,04% no valor, com destaque para o desinfetante (500 ml, fragrância pinho), com uma baixa de 10,16% e o sabão em barra (com cinco unidades), que registrou uma diminuição de 3,63%.
Seguindo a queda nos preços, o grupo de higiene pessoal também teve deflação de 0,59%, com o shampoo (340 a 350 ml) a 8,96% mais barato e o desodorante spray (90 a 100 ml) com redução de 0,99%.
Diferença de até 200%
Ainda conforme o IPT, alguns supermercados pesquisados apresentaram uma diferença considerável no preço dos produtos. A margarina (500 g) variou entre R$ 2,98 e R$ 9,78, resultando em uma diferença de 228,19%. O absorvente aderente (com oito unidades), por sua vez, variou de R$ 1,89 a R$ 5,95, com desigualdade de 214,81%.
A variação de preços pode ocorrer devido a promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos.
A concorrência entre os locais dá a oportunidade do consumidor economizar até 50%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 442,25. Se a compra fosse feita pelo menor preço, o valor total gasto seria de R$ 294,38, economizando R$ 147,87.
Sobre o IPT
O IPT tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina.
Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior.
É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente.
Em função disso, constantemente, a primeira quinzena apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
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Pesquisa aponta diferença superior a 200% nos preços da margarina e do absorvente entre supermercados
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