Quarta e última reportagem da série especial exclusiva do g1 em homenagem ao Dia do Samba, celebrado neste sábado (2), ilustra os meandros da profissão que faz despertar a dança intrínseca às pessoas e dá brilho às rodas de samba em todo o Oeste Paulista. Itamar Cristiano Lima de Matos, de 55 anos, trabalha como personal dancer em Presidente Prudente (SP)
Estevão Salomão/Sesc Thermas
O suor escorrendo pelo corpo, a camisa dando forma à silhueta, o coração batendo no ritmo do bumbo, a mão que segura a outra, o toque delicado que conduz os corpos. Em certas noites, essa é a cena que melhor descreve o trabalho do personal dancer, profissional contratado para trazer à tona a vida e a alegria que residem no interior dos bailes de samba de Presidente Prudente (SP) e região.
Uma dessas figuras é Itamar Cristiano Lima de Matos, conhecido regionalmente como “garçom do farol”. Aos 55 anos, o também segurança e artista de rua chama atenção por onde passa, com o gingado, a destreza e a capacidade de arrancar sorrisos genuínos de quem compartilha a enorme pista de dança com ele.
“A dança, para mim, é a expressão corporal e facial de um sentimento, de uma alegria. É deixar a vergonha de lado e se permitir ser livre. Eu nasci com a dança”, enfatizou.
Conhecido como ‘garçom do farol’, Itamar de Matos diz que ‘nasceu com o samba’
Estevão Salomão/Sesc Thermas
Natural de São Paulo (SP), o estudioso de dança pisou pela primeira vez em terras prudentinas há quase 20 anos, município onde reside até hoje, na Vila Formosa. Ele conta que, desde os 12 anos, já era atraído pela linguagem universal da dança e, com a vinda para o interior, manteve viva essa paixão.
Influenciado pelos passos de Sidney Magal, Michael Jackson e Reinaldo, O Príncipe do Pagode, o profissional manteve o ofício de personal dancer, prática desenvolvida por ele quando ainda morava na capital paulista. Atualmente, ele contabiliza 33 anos na dança, e dá um show de vitalidade quando o assunto é roda de samba.
“O samba é brasileiro. Ele é uma identificação única com a raça negra. O samba traz uma parte social muito forte, é uma linguagem única de expressão do que as pessoas sentem dentro da sociedade, desde sua origem, dificuldades, amor etc.”, observou ao g1.
Personal dancer é contratado para despertar a dança e levar alegria às pessoas em eventos
Estevão Salomão/Sesc Thermas
Não é ‘só’ dançar 🕺
Sob o argumento de que “não se deve ensinar a dançar, mas, sim, despertar a dança que habita cada pessoa”, o professor particular defende que a função de personal dancer não se resume a apenas conduzir a dama através das melodias de todos os ritmos, pelo contrário: exige investimento, dedicação e comprometimento.
“Não é ‘só’ dançar. É colocar uma roupa legal, se perfumar, estar a caráter. A função exige uma certa elegância, uma certa postura, e eu procuro oferecer o melhor para as minhas contratantes”, revelou ao g1 Itamar Matos.
‘Função exige uma certa elegância, uma certa postura, e eu procuro oferecer o melhor para as minhas contratantes’, afirma Itamar
Camily Henrique
Geralmente, o público atendido pelo dançarino está na faixa dos 50 anos ou mais. No entanto, para além de um número no documento, o que importa mesmo é se divertir, e isso o artista garante durante o tempo em que estiver na pista de dança.
Iluminado pela luz de Pixinguinha, Grande Otelo, Mussum, Negritude Júnior e Boca Nervosa, o professor é um dos pioneiros da profissão em todo o Oeste Paulista e leva a vida no ritmo do samba, em meio às cores e às luzes que eternizam a relação de amor dele com a dança em qualquer canto do mundo.
“A profissão existe faz tempo e nasceu por não existirem homens para dançar, de fato, porque a dança exige todo um contexto, uma diplomacia, uma expressão. Quando você sai para dançar, você tem de se divertir. Quando você entende isso, você se liberta”, enfatizou à reportagem.
Público atendido pelo personal dancer contempla pessoas a partir dos 50 anos
Estevão Salomão/Sesc Thermas
VEJA TAMBÉM:
Samba-raiz: de Dona Ivone Lara a Teresa Cristina, cantora Adriana Cavalcanti valoriza vozes femininas do gênero em projeto inédito
Samba-raiz: sambista e intérprete machadense inspira-se em show de Oswaldo Sargentelli para criar o grupo ‘Sabirú e as Mulatas’
Samba-raiz: tocada pela divindade Alcione, conexão religiosa de Elly Guimarães com o samba perdura há mais de duas décadas
Inconfundível 💜
Quem também carrega o bailado na alma e na profissão é Marcos Ferreira Bispo, de 40 anos, que divide o título de cartorário com o de professor de dança em Presidente Prudente.
Enquanto personal dancer, ele acompanha as contratantes em bailes, festas e eventos em geral, “com a finalidade de dançar e entreter”, há cerca de quatro anos. O samba, no entanto, o encanta de forma especial.
“O samba é um dos ritmos musicais que tocam em todos lugares em que vou dançar. Em nossa região, o pagode se destaca mais, porém, eu particularmente gosto muito do samba de gafieira. É um ritmo que tem carisma, alegria e ginga, o que o torna inconfundível”, ressaltou ao g1.
Marcos Ferreira Bispo divide a carreira de cartorário com a de personal dancer, também em Presidente Prudente (SP)
Camily Henrique
Com contratações que variam de duas a quatro vezes por semana, o profissional confessa ter uma agenda corrida, motivo pelo qual oferece seus serviços pelo período de quatro horas, geralmente para pessoas acima dos 30 até os 65 anos.
“Em cada ritmo, você deve usar uma roupagem, ou seja, o corpo deve se adaptar ao estilo da música e mostrar a característica daquele ritmo. E o samba de gafieira me chama muito a atenção por isso. Se as figuras forem bem executadas, com a roupagem do ritmo, fica visualmente bonito e gostoso de se dançar”, atestou.
Do limão, uma caipirinha 🍸
A atração pela dança surgiu quando Marcos Bispo tinha apenas 16 anos, a partir de uma dificuldade experimentada pelo atual professor.
“Quando eu comecei a sair, meus amigos sempre dançavam, mas eu não conseguia. Até que comecei a tentar mais, acompanhá-los sempre nos bailes, e fui aprendendo. Como tinha dificuldades, me empenhei e peguei gosto”, relembrou.
O início da jornada profissional do cartorário começou anos depois, em 2018. Na época, o dançarino era casado, mas, segundo ele, a esposa não quis fazer aulas. Ele, então, foi sozinho e “nunca mais parou”.
“Começou com um dia, depois dois, três… Depois, duas vezes ao dia e assim por diante”, detalhou.
Paixão do profissional pela dança nasceu de uma dificuldade, aos 16 anos
Camily Henrique
Hoje em dia, Bispo domina as técnicas e as rodas de samba pelas quais passa, chamando atenção do público por meio de coreografias bem executadas. Para ele, no samba, o passo conhecido como “twist” se destaca, por se tratar de uma movimentação em marcação ternária, uma característica do gênero musical.
No entanto, ainda segundo o professor, tanto a dança quanto o samba estão relacionados com alegria e sentimentos.
“O coração os acompanha, não só para mim, mas para todos que amam dançar”, concluiu.
Série especial 🥁
Nesta semana, o Portal g1 Presidente Prudente e Região publica uma série de reportagens especiais em homenagem ao Dia do Samba, comemorado em 2 de dezembro.
“Samba-raiz” faz referência à ancestralidade com que o ritmo foi firmado em terras brasileiras. Mais do que isso: recorre às memórias mais nostálgicas de artistas do Oeste Paulista que, influenciados pelos pioneiros do samba, firmaram suas raízes no gênero musical e, hoje, são referência em toda a região. “Samba-raiz” é alegria, ritmo, poesia e reflexão. É o legado que já está sendo construído por todos aqueles que compartilham o amor pelo bom e velho samba raiz.
A primeira reportagem foi ao ar na quarta-feira (29) e trouxe detalhes do que motivou a cantora Adriana Cavalcanti a idealizar o projeto “Mulheres no Samba”.
Já a segunda reportagem foi publicada na quinta-feira (30), recordando a trajetória do sambista e intérprete machadense Laercio Sabirú Custódio.
Nesta sexta-feira (30), foi dia de mostrar a conexão quase religiosa da cantora Elly Guimarães com o samba, motivada especialmente por Alcione.
Neste sábado (2), que marca oficialmente o Dia do Samba, entra no ar a última reportagem da série exclusiva, que ilustra os meandros da carreira de personal dancer, desempenhada por dois profissionais de Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Samba-raiz: profissão em crescimento, personal dancer é contratado para levar alegria às pessoas em rodas de samba
Bookmark the permalink.