Reclamações envolvem a Escola Maria Isabel Barbosa Negrão, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Problemas com escorpião e mato alto preocupam mães de alunos da rede municipal de ensino, em Presidente Prudente
Reprodução/TV Fronteira
Os pais de alunos da Escola Municipal Maria Isabel Barbosa Negrão, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, em Presidente Prudente (SP), reclamam da falta de manutenção da unidade escolar. Entre os pontos levantados pelos familiares, estão a presença de escorpiões e o mato alto.
A cabeleireira Juliana Pontes Gomes Couto contou que, recentemente, enfrentou uma situação com o filho, Bernardo, que jamais imaginou passar.
“Ele tem 8 anos e estava no refeitório da escola. O refeitório, na verdade, tem que ser um lugar limpo, higiênico. E ele matou um escorpião na escola, ele vai de chinelo… Então, a gente fica apreensiva”, disse Juliana à TV Fronteira.
No momento em que Bernardo matou o animal peçonhento, a filha de Rosana Garcia Pereira estava com o menino.
Os moradores entraram em contato com a direção da escola em busca de respostas, mas, segundo Rosana, a diretora disse que não conseguiria resolver o problema, pois se trataria de uma responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.
Além da falta de segurança, a estrutura interna e a ausência de equipamentos da escola também têm causado transtornos.
“A minha menina tem problema de dermatite, a sala dela não tem ventilador já faz um bom tempo. Eles ficam dividindo ventiladores entre as salas”, comentou a dona de casa Tatiane Aparecida Fernandes Ribeiro.
Pais reclamam da falta de manutenção na escola Maria Isabel Negrão
As mães ainda contam que, apesar de a quadra da escola ter demorado para receber a cobertura, a parte de baixo permanece em péssimas condições de uso e oferecendo riscos.
“Quando está muito sol, eles brincam na quadra. Mas falaram que não podia porque o prefeito tem que vir inaugurar a quadra primeiro para depois poderem usar a quadra”, disse Rosana.
“Porque as crianças não podem nem estar brincando do lado de fora por causa do mato muito alto”, complementou Tatiane.
Além disso, as mães pediram uma intervenção imediata para preservar a segurança dos alunos.
“Esses bichos peçonhentos vêm mesmo. A gente sabe que eles gostam desses lugares com muito entulho. É complicado”, disse Juliana.
Já a outra mãe, Rosana, completou que teme pela filha que possui vários problemas de saúde. “É perigoso. Se algum bicho pegar ela, misericórdia, a gente morre”, comentou.
Outro lado
A secretária municipal de Educação, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira, afirmou à TV Fronteira que a capinação da escola obedece a um cronograma que determina os dias da semana para a prestação do serviço.
“Estamos com esse cronograma atrasado porque as chuvas estão aí, nós vimos, inclusive, que está em vários municípios, inclusive, com uma situação muito mais caótica. Então, esta escola está no programa de capinação. Vale dizer que onde tem grama as crianças não pisam. São espaços que não estão liberados para a rotina escolar da criança”, explicou a secretária.
Sirlei também disse que a Secretaria Municipal de Educação se preocupa com a questão do escorpião e se solidariza com a aflição dos pais.
Segundo ela, ainda por causa das chuvas, as bocas de lobo e os bueiros não conseguiram segurar o aumento do fluxo de água.
“A direção da escola acionou o CCZ [Centro de Controle de Zoonoses] e buscou a solução. Infelizmente, foi uma criança que achou. Isso, infelizmente, está acontecendo em muitos lugares, nas nossas casas, inclusive”, completou.
Além disso, ela disse que a escola já solicitou a dedetetização específica para escorpião e está esperando a confirmação do serviço.
Em relação ao uso da quadra, Sirlei disse que foi pega de surpresa. E, embora não tenha sido oficialmente inaugurada, a quadra está sendo utilizada como parte da rotina escolar dos alunos e professores. Já na parte inferior, está isolada somente uma das beiradas devido a problemas no piso.
A secretária finalizou que a escola já está na lista para a roçagem e que o serviço será realizado na próxima semana, caso não haja chuvas fortes.
Problemas com escorpião e mato alto preocupam mães de alunos da rede municipal de ensino, em Presidente Prudente
Reprodução/TV Fronteira
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Problemas com escorpião e mato alto preocupam mães de alunos da rede municipal de ensino, em Presidente Prudente
Bookmark the permalink.