Projeto ‘Do 13 ao 20: (Re) Existência do Povo Negro’ promove palestras e atividades culturais gratuitas em Presidente Prudente


Atividades fazem alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Projeto “Do 13 ao 20: (Re) Existência do Povo Negro será promovido ao longo da semana da Consciência Negra
Pablo Breaking
“Do 13 ao 20: (Re) Existência do Povo Negro” é o projeto que traz para Presidente Prudente (SP) uma série de ações gratuitas que visam fortalecer e ampliar diálogos sobre a condição social da população negra, promovido pelo Sesc Thermas, a partir deste domingo (19).
A programação conta com palestras, saraus, shows e espetáculos gratuitos para todas as idades.
Sarau AxÉstético apresentará show-cênico-musical em Adamantina (SP) e Presidente Prudente (SP)
Tiago Angelo
Programação
O sarau AxÉstético, da Iluaiê Agência Cultural, abre a agenda com a confluência de performances, narrativas orais, poesia, artes visuais e músicas, compondo um show-cênico-musical assentado na memória ancestral afro diaspórica.
Marcadas pelo encontro do artista visual CACosta, Mestre Capu e o grupo Tons Afro, as apresentações acontecem neste domingo (19), às 20h, em Adamantina (SP), e na Área de Convivência do Sesc Thermas, às 20h de quinta-feira (23).
Palestra Aquilombe-se! irá refletir sobre o aquilombamento e contracolonização da ciência
Fabio Bueno
Já na quarta-feira (22), das 19h às 21h, a palestra Aquilombe-se! convida o lavrador e militante do movimento social quilombola, Antônio Bispo, o Nêgo Bispo, para refletir sobre aquilombamento e contracolonização da ciência, no Quintal do Sesc.
Palestra Áfricas na sala de aula será realizada na Unesp, em Presidente Prudente (SP)
Divulgação
Na palestra Áfricas na sala de aula, que acontece quinta-feira (23), das 14h às 16h, no auditório da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente, o palestrante e criador de conteúdo para internet, Esmael Gabriel, tenta desmistificar estereótipos negativos e promover uma apreciação autêntica da cultura e história do continente africano.
Espetáculo O Mundo Começa na Cabeça relata episódios de racismo e formas de superá-lo
Pablo Breaking
Sexta-feira (24) é dia do espetáculo O Mundo Começa na Cabeça, com o grupo Corpo Negro. A partir de narrativas musicais e da interatividade com o público, um grupo de crianças negras relata episódios de racismo e as diferentes formas que utilizaram para superá-lo, seja pela acolhida de um familiar ou pelo resgate de histórias, danças e brincadeiras da cultura afro-brasileira.
Ainda haverá bate-papo com o grupo após o espetáculo, que começa a partir das 13h30, na Área de Convivência da unidade.
Palestra Movimento Negro Educador com Nilma Lino Gomes
Claudio Fachel
Mais tarde, das 19h às 21h, a palestra Movimento Negro Educador convida a doutora em Antropologia Social e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilma Lino Gomes, para o auditório da Unesp.
Com base na luta do movimento negro em defesa da democratização da educação, a pesquisadora discutirá sobre os 20 anos da implementação da Lei 10.639/03 e a sua importância na construção de uma escola engajada em promover práticas de aquilombamento.
Serviço
O Sesc Thermas está localizado na Rua Alberto Peters, nº 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3226-0400.
Já a Unesp fica na Rua Roberto Símonsen, n° 305, em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *