Casa de Yemojá realiza celebração gratuita, neste sábado (11), a partir das 18h, no Parque Alexandrina, em Presidente Prudente (SP), com a intenção de louvar a ancestralidade. Sétima edição da Festa de Maria Mulambo é realizada em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/Casa de Yemojá
A Casa de Yemojá, um terreiro de Umbanda e Candomblé, realiza neste sábado (11), a partir das 18h, a sétima edição da Festa de Maria Mulambo, no Parque Alexandrina, em Presidente Prudente (SP). O evento é gratuito e celebra a pombagira Maria Mulambo.
Segundo a Mãe Mariana Grigollette, dirigente do terreiro, explicou ao g1, a festa é uma das maiores celebrações da casa e é sempre realizada no mês de novembro “com a intenção de louvar e homenagear a nossa ancestral”. Ela ressaltou ainda que o terreiro precisa ser um espaço de apoio social, saúde e educação.
“Você me pergunta o que isso tem a ver com os guias e entidades. Bom, Maria Mulambo, na minha vida, tem esse poder de reconstrução. A palavra Mulambo traz algo negativo, significa farrapo, lixo, mas, pensando no contexto social, o que seria de nós sem o ‘lixo’, sem a coleta, sem a reciclagem? E é isso que significa Maria Mulambo: reconstrução e amor. Maria Mulambo faz essa função de forma espiritual. Ela me reergueu, mostrou a minha força, a minha responsabilidade diante do sacerdócio”, afirmou Mariana ao g1.
Sétima edição da Festa de Maria Mulambo é realizada em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/Casa de Yemojá
A dirigente da Casa de Yemojá ainda relatou que no início a festa era mais simples e com um público menor, “sempre com muito amor”.
“Hoje, em um espaço maior, a nossa festa tem o objetivo de fazer com que nossa fé ultrapasse o tempo, as dificuldades e o preconceito”, reforçou Mariana.
Sétima edição da Festa de Maria Mulambo é realizada em Presidente Prudente (SP)
@exu.encruzilhada
Maria Mulambo 🔱
Conforme Mariana explicou ao g1, as pombagiras são entidades brasileiras muito presentes nos cultos afrodiaspóricos, como Umbanda, Candomblé e Jurema, entre outros. Essas figuras femininas remetem a mulheres que, nos anos de 1940 e 1950, viviam para cuidar da casa e dos filhos.
“Já nessa época, as pombagiras vinham nos terreiros, bebiam, fumavam e mostravam a força da mulher e do que ela é capaz. Então, se hoje estamos em um espaço socialmente importante, isso se deve também à ação das pombagiras, pois esse arquétipo trouxe isso para a vida das nossas ancestrais”, afirmou a dirigente da Casa de Yemojá.
Sétima edição da Festa de Maria Mulambo é realizada em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/Casa de Yemojá
A Maria Mulambo é uma pombagira que, segundo Mariana, dá vida, tira do lixo e leva ao luxo.
“Quando falo de luxo, falo de força, de presença, de coragem, de boa comunicação e autoestima. Mesmo sendo um arquétipo feminino, as pombagiras também estão ligadas aos homens e eles devem cultuar. Isso porque todos nós fomos gerados por uma mulher, então, essa energia do sagrado feminino fortalece o elo, seja com a mãe, a irmã, uma amiga”, esclareceu Mariana ao g1.
Por fim, a dirigente da Casa de Yemojá disse que a pombagira é uma reflexão da sociedade.
“Quando olhamos para pombagira e espiritualidade, saímos do contexto da religião e entramos em um contexto social bem mais profundo, pois esse arquétipo é uma reflexão da nossa sociedade”, disse Mariana.
Sétima edição da Festa de Maria Mulambo é realizada em Presidente Prudente (SP)
@exu.encruzilhada
Serviço
A sétima edição da Festa de Maria Mulambo acontece na Casa de Yemojá, que está localizada na Rua José Soares dos Reis, n° 180, no Parque Alexandrina, em Presidente Prudente.
Os portões do terreiro estarão abertos a partir das 18h deste sábado (11) e fecham às 19h30 para o início das festividades. Além disso, devido à quantidade de pessoas que a Casa de Yemojá tem recebido nos últimos anos, foi delimitada a entrada no terreiro de 100 participantes por ordem de chegada, com o objetivo de proporcionar maior conforto ao público.
“A Festa de Maria Mulambo está na sua sétima edição. É uma festa pública, gratuita e caritativa, aberta a todas as pessoas que são de religiões africanas ou simpatizantes que respeitam e se identificam com o povo de axé”, finalizou Mariana ao g1.
Sétima edição da Festa de Maria Mulambo é realizada em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/Casa de Yemojá
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Festa de Maria Mulambo faz homenagem à pombagira e enaltece superação das dificuldades e do preconceito
Bookmark the permalink.