Portal g1 Presidente Prudente e Região acompanhou as atualizações da internet para aprimorar o acesso às informações aos internautas com elementos multimídias. Portal g1 Presidente Prudente e Região pode ser acessado por aparelhos tecnológicos conectados à internet
Bruna Bonfim/g1
Como você se atualiza sobre as notícias do mundo, do Brasil e da região em que você mora? Para ler este texto, você está utilizando a internet e algum dispositivo tecnológico para conseguir ter acesso ao conteúdo publicado nesta plataforma. Ao longo dos anos, o universo da tecnologia vem se expandindo com novas criações na tentativa de facilitar a vida do ser humano. Com o acesso aos fatos noticiosos, não seria diferente.
Nos últimos 10 anos, o Portal g1 Presidente Prudente e Região busca acompanhar tais evoluções no campo da tecnologia para informar os moradores das 56 cidades do Oeste Paulista de forma rápida e fácil.
O g1 já nasceu na internet. No dia 1º de novembro de 2013, o portal começou a funcionar nos dispositivos que possuíam acesso à internet, como celulares, tablets, computadores e notebooks. Em princípio, os jornalistas publicavam as notícias através de textos, fotos e vídeos.
Atualmente, o internauta também pode ter conhecimento sobre os assuntos do Oeste Paulista por meio de reportagens multimídias com gráficos interativos, votações e outros elementos midiáticos.
Portal g1 Presidente Prudente e Região entrou em funcionamento no dia 1º de novembro de 2013
Reprodução/TV Fronteira
Atualizações e aplicativo
No decorrer dos anos, é natural que as empresas que produzem itens tecnológicos de uso doméstico lancem novos produtos com capacidade de execução aprimorada. Um grande exemplo é o constante lançamento de celulares por diversas marcas do mercado ao longo dos anos. Sempre com a premissa de mais agilidade e maior qualidade de software, os aparelhos são distribuídos no mercado com novas peças e formatações. Os antigos caem em desuso ao longo dos anos e param de receber as chamadas atualizações de sistema.
Diante de tais inovações, o g1 vem acompanhando as tendências e ajustando as interfaces das notícias e acessos mais ágeis e fáceis. As mudanças podem ser notadas no layout da página do g1, que desde 2013 aprimora o design e as disposições das informações de forma que fique agradável aos olhos do leitor.
Reportagem especial celebra os 10 anos do Portal g1 Presidente Prudente e Região
Para o coordenador de Webjornalismo do g1 Presidente Prudente e Região, Gelson Netto, os avanços tecnológicos permitiram uma melhor comunicação entre o jornalista e a população, já que são promovidos para facilitar o acesso da notícia.
“No transcorrer desses 10 anos de existência do Portal g1 Presidente Prudente e Região, nós passamos por diversos avanços tecnológicos que nos permitiram uma melhor comunicação com o nosso público internauta e também melhores condições para tornar ainda mais eficiente e qualificada a nossa produção jornalística”, ressaltou o jornalista.
Internauta pode acessar as notícias da região de Presidente Prudente (SP) por meio do aplicativo do g1
Bruna Bonfim/g1
Uma das principais inovações foi a criação de um aplicativo disponível nos dispositivos móveis, ou seja, nos celulares e tablets, para acessar as notícias do g1 de onde estiver. Através das lojas de aplicativos nos aparelhos com Android e iOS, os internautas podem baixar o aplicativo g1 Portal de Notícias da Globo de forma gratuita.
Além das notícias do Brasil e do mundo, o usuário também pode acessar as notícias do Oeste Paulista ajustando o aplicativo no item “região”. Ao configurá-lo corretamente com a cidade onde mora na região de Presidente Prudente, é possível conferir os fatos em destaque dos 56 municípios do Oeste Paulista em poucos cliques.
Para o gerente de Jornalismo e Esporte da TV Fronteira, Luís Augusto Pires Batista, a tecnologia presente no g1 Presidente Prudente e Região auxilia os meios tradicionais de comunicação, como os telejornais da TV Fronteira, ao transmitir a notícia de forma instantânea ao público.
“Nós vivemos um momento em que as chamadas velhas mídias, como jornal impresso, rádio e televisão, estão tentando se adaptar à internet, cuja procura é cada vez maior. Além dos sites que publicam as informações que chegam a todo momento, hoje temos o fenômeno das redes sociais, onde cada cidadão participa ativamente, quer receber informação e opinar, ter voz ativa. O rádio e a televisão caminham juntos com a internet diante dessas mudanças e isso tornou a comunicação mais rápida”, ressaltou Luís Augusto.
Internauta pode acessar as notícias da região de Presidente Prudente (SP) pelo portal
Bruna Bonfim/g1
Produções multimídias
Atualmente, os jornalistas do g1 Presidente Prudente e Região possuem equipamentos tecnológicos que lhes possibilitam produzir reportagens com mais elementos visuais e que proporcionam mais interatividade com o público.
Os profissionais contam com quatro computadores, um smartphone e uma câmera fotográfica para produzir as reportagens publicadas no portal.
Além disso, em determinadas produções, os jornalistas possuem apoio de outros equipamentos da TV Fronteira, como microfones, para gravações de áudios, programas de edição, para preparar notícias em formato de vídeo, e demais recursos.
Todo o conteúdo apurado e produzido pelo repórter web é publicado no portal através de uma plataforma interna do g1 denominada como “Backstage Admin”. Nela, os profissionais cadastram o conteúdo informativo e disponibilizam o acesso ao internauta através de um link imutável, também conhecido como Uniform Resource Locator (URL).
Repórter web do g1 utiliza tela interativa para mostrar as notícias do portal durante as participações nos telejornais da TV Fronteira
Reprodução/TV Fronteira
Tecnologias interativas
Além do portal, o trabalho do g1 Presidente Prudente e Região também é exibido durante os telejornais da TV Fronteira. Durante a participação ao vivo, os repórteres web do portal, Bárbara Munhoz, Bruna Bonfim e Leonardo Bosisio, mostram as principais notícias em uma tela interativa disponível no estúdio da emissora.
Neste equipamento, o jornalista interage com uma grande tela com acesso à internet, que permite mostrar ao telespectador as informações disponíveis no g1.
Ao mesmo tempo, durante a exibição do telejornal, é disponibilizado um link no portal g1, através do qual o internauta pode assistir ao Bom Dia Fronteira, ao Fronteira Notícias 1ª Edição e ao Fronteira Notícias 2ª Edição pela internet.
Com a ferramenta ao vivo do streaming, disponibilizada no portal e no aplicativo Globoplay, o internauta também consegue assistir à programação da TV Fronteira de qualquer lugar do mundo.
“O conceito de complementaridade entre as diferentes plataformas de comunicação da internet e da televisão possibilita resultados extremamente positivos com o avanço do processo de integração entre esses meios. Com isso, o público ganha em agilidade, em interatividade, em disponibilidade e em funcionalidade de conteúdos”, explicou o coordenador do g1 Presidente Prudente e Região.
Portal g1 Presidente Prudente e Região disponibiliza a transmissão ao vivo dos telejornais da TV Fronteira de forma gratuita
Bruna Bonfim/g1
O jornalista Gelson Netto ainda complementa dizendo que a interação entre a mídia tradicional e a internet promove uma comunicação mais ampla com o público receptor da notícia.
“A integração evidencia, enfim, o que há de melhor tanto na internet como na televisão. É a tecnologia a funcionar como ferramenta de suporte de um processo de comunicação eficiente, qualificado e reflexivo. O resultado é uma comunicação mais ampla, interativa e completa”, finalizou Gelson Netto.
A tecnologia disponível no portal e a tradição dos telejornais buscam um único objetivo: informar a população sobre os fatos da forma mais clara, objetiva e rápida possível.
Internauta pode acessar as notícias da região de Presidente Prudente (SP) pelo portal
Bruna Bonfim/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Avanços tecnológicos facilitam acesso dos moradores do Oeste Paulistas às notícias pelo Portal g1 Presidente Prudente e Região
Bookmark the permalink.