Plataformas de comunicação trabalham em conjunto na apuração das notícias e na transmissão dos fatos para atingir o maior número de pessoas possível, diariamente. Jornalista Gelson Netto é coordenador de Webjornalismo do Portal g1 Presidente Prudente e Região
Rodrigo Marinelli/g1
Informar a população sobre a verdade de uma notícia. Esta é a premissa de todo jornalista que se compromete diariamente com a profissão que escolheu exercer. Com a TV Fronteira e o Portal g1 Presidente Prudente e Região, não é diferente. Foi pensando nesta vertente que as plataformas de comunicação decidiram unir suas forças para transmitir informações ao maior número de pessoas possível, através da internet e da televisão, aproveitando os avanços tecnológicos que permeiam cada uma.
Nesta quarta-feira (1º) em que o g1 Presidente Prudente e Região completa 10 anos de existência, também comemora-se o mesmo período dessa união.
A parceria entre as equipes do portal e dos telejornais da TV Fronteira começou no dia 1º de novembro de 2013, data que o g1 Presidente Prudente e Região começou as atividades no Oeste Paulista, com notícias direcionadas aos moradores das 56 cidades da região de Presidente Prudente (SP), publicadas nos formatos de textos, fotos e vídeos na internet.
Desde o princípio, os jornalistas do g1 Presidente Prudente e Região trabalham no mesmo espaço dos profissionais dos telejornais da TV Fronteira, no prédio localizado na Avenida 14 de Setembro, na Vila Cláudia Glória, no Parque do Povo, em Presidente Prudente. O compartilhamento da redação de notícias possibilitou que os jornalistas dos veículos de comunicação unissem seus esforços para apurar os fatos de forma mais rápida e aprofundada.
Interatividade entre as plataformas de comunicação da TV Fronteira e do g1 Presidente Prudente e Região resultou em notícias multimídias ao longo de 10 anos
Reprodução/TV Fronteira
O resultado dessa junção é o produto final da informação veiculado de diversas formas, seja através de publicações no portal ou por meio de reportagens em formato de vídeo exibidas nos telejornais. Desta forma, os jornalistas complementam os trabalhos uns dos outros.
Segundo a chefe de Redação da TV Fronteira, jornalista Vivian Padovan, ao longo dos 10 anos, essa parceria vem evoluindo diariamente, junto com o crescimento do Portal g1 Presidente Prudente e Região. Com isso, o formato de exibição da notícia também refletiu essa integração.
“Em 10 dez anos, o g1 Presidente Prudente e Região evoluiu muito. Começou como um portal de notícias com o objetivo de ofertar informação 24h por dia, no momento em que o fato acontece. Mas na época, apesar de trabalhar junto com o jornalismo da TV Fronteira, ele apresentava suas notícias e reportagens especiais exclusivamente no portal, no formato de textos e fotos. Com o passar do tempo, a proposta de integração foi ficando cada vez mais presente até chegar no conceito de que ambos, TV Fronteira e g1 Presidente Prudente e Região, são extensão um do outro”, ressaltou Vivian.
Jornalista Vivian Padovan é chefe de Redação da TV Fronteira
Rodrigo Marinelli/g1
Para o coordenador de Webjornalismo do Portal g1 Presidente Prudente e Região, jornalista Gelson Netto, o avanço dessa parceria ao longo dos 10 anos resultou em uma produção noticiosa explorada com mais eficiência.
“Além do noticiário cotidiano, com a cobertura dos principais fatos jornalísticos que interessam ao público dos 56 municípios do Oeste Paulista, diariamente, sem interrupção, sete dias por semana, nós também produzimos o programete ‘g1 em 1 Minuto’, que vai ao ar em inserções na programação da TV Fronteira”, complementou Gelson Netto.
Portal g1 Presidente Prudente e Região completa uma década de histórias marcantes
g1 em 1 Minuto
Essa extensão ultrapassou os limites de formatos de cada veículo de comunicação. Hoje, o g1 Presidente Prudente e Região se desprende apenas do formato de texto e também participa da grade de programação da TV Fronteira com os boletins informativos rápidos, denominados “g1 em 1 Minuto”.
Conforme o gerente de Jornalismo e Esporte da TV Fronteira, Luís Augusto Pires Batista, este formato traz ainda mais agilidade para informar o público de casa. Assim, ele também pode ser informado fora dos horários dos telejornais exibidos na programação da emissora.
“Os boletins do ‘g1 em 1 Minuto’ foram criados para trazer as notícias mais quentes que estão no portal naquele momento, já que na internet elas são publicadas com maior velocidade, enquanto os jornais na TV são apresentados nos horários mais tradicionais, como início da manhã e nos horários do almoço e da janta. Além disso, a ideia é também tentar trazer um pouco dos bastidores das reportagens e as curiosidades que são publicadas pelo portal”, explicou o gerente de Jornalismo e Esporte da TV Fronteira.
Jornalista Luís Augusto Pires Batista é gerente de Jornalismo e Esporte da TV Fronteira
Rodrigo Marinelli/g1
Neste formato de boletim, a repórter web Bárbara Munhoz aborda as notícias do dia em até um minuto de duração. Ela conta que os assuntos são escolhidos em conjunto com o coordenador de Webjornalismo do portal, Gelson Netto. Todo o processo também é produzido em conjunto com a equipe de jornalismo da TV Fronteira.
“Chego à redação e vejo com o meu coordenador, o Gelson Netto, quais serão as notícias em destaque do dia. Eu, então, faço os textos e separo as imagens. Após revisar tudo com ele, parto para a gravação, no estúdio. Depois, me encontro com o editor de imagens para revisar o material e libero para subir na rede e na programação local. O boletim vai ao ar na televisão normalmente no fim da tarde, entre 16h e 18h. Ele também fica disponível em uma playlist no portal”, explicou Bárbara.
Boletim ‘g1 em 1 Minuto’ é exibido na grade de programação da TV Fronteira diariamente com as principais notícias do portal
Paulo Roberto/TV Fronteira
Esse modelo foi o primeiro material concreto que o público pôde visualizar como resultado da integração entre a TV Fronteira e o g1 Presidente Prudente e Região.
“Os boletins do ‘g1 em 1 Minuto’ chegaram como uma grande novidade em 2019. Foi a primeira vez que as notícias da internet tiveram um horário de destaque só pra ela. O boletim abriu portas para outras participações nos jornais depois. Foi uma virada de conceito importante”, ressaltou a chefe de Redação, Vivian Padovan.
Preparação dos boletins do ‘g1 em 1 Minuto’ é feita pela repórter web em conjunto com o coordenador do portal, Gelson Netto
Betto Lopes/TV Fronteira
Participação nos telejornais
Com o sucesso dos boletins, surgiu a ideia de inserir os repórteres web também em todos os telejornais da emissora, ou seja, no Bom Dia Fronteira, no Fronteira Notícias 1ª Edição e no Fronteira Notícias 2ª Edição.
Para o sucesso deste trabalho, os repórteres web Bárbara Munhoz, Bruna Bonfim e Leonardo Bosisio se preparam para entrar ao vivo com as notícias do portal durante o horário de exibição dos telejornais nos períodos da manhã, da tarde e da noite.
Apesar da instantaneidade, a preparação do que será dito começa antes. As notícias que serão veiculadas são escolhidas em conjunto com os editores-chefes de cada telejornal e os repórteres web.
Repórter web Leonardo Bosisio traz as notícias do Portal g1 Presidente Prudente e Região no Fronteira Notícias 1ª Edição
Reprodução/TV Fronteira
Com isso feito, cada repórter web tem um estilo único de preparar o que será dito na sua participação, seja com a utilização do teleprompter ou no improviso. No final, o importante é levar a notícia ao público seguindo a premissa única do jornalismo: a verdade.
Para o repórter web Leonardo Bosisio, fazer parte deste formato interativo foi algo surpreendente e gratificante.
“Gosto bastante de participar dos telejornais e foi algo que me surpreendeu bastante. Aparecer na TV não era algo que eu tinha como objetivo, porém, é muito legal poder levar as informações para as pessoas e receber o carinho das pessoas. Porque, quando o público nos vê na televisão, aí, sim, ele sabe quem somos e podemos ter essa maior interação”, explicou.
Repórter web Bárbara Munhoz traz as notícias do Portal g1 Presidente Prudente e Região no Fronteira Notícias 2ª Edição
Reprodução/TV Fronteira
A repórter Bárbara Munhoz complementa pontuando que transmitir a notícia na televisão requer uma adaptação de linguagem do on-line para o ao vivo. Tudo para levar a informação ao público de casa com a maior clareza possível.
“São linguagens que se distanciam, mas, ao mesmo tempo, se relacionam de certa forma, porque, ao passo que a televisão te permite conversar, de fato, com o telespectador, como se ele fosse alguém muito próximo, um amigo, o portal defende que o texto precisa estar claro e acessível para todos. É muito bacana perceber o cuidado que profissionais da TV e do portal têm com essas adaptações, porque entende-se que os textos precisam ser diferentes, justamente pelo resultado que se espera, um propósito que, no fim, acaba sendo o mesmo: se fazer entender da melhor forma”, explicou a repórter web.
Repórter web Bruna Bonfim traz as notícias do Portal g1 Presidente Prudente e Região no Bom Dia Fronteira
Reprodução/TV Fronteira
Para esta repórter web que vos escreve, Bruna Bonfim, informar a população, independentemente dos formatos, necessita de cautela e responsabilidade.
“O frio na barriga é o mesmo. A adrenalina do ao vivo é incomparável, mas ver a notícia publicada no portal e ouvir que alguém soube dela ao ler o g1 desperta o mesmo sentimento: o de dever cumprido. Por isso, tomamos o maior cuidado possível desde o processo de apuração, até a publicação da notícia em si e ao apresentá-la na TV. Afinal, nós somos os olhos da população e a representamos ao ter conhecimento de um fato pelos meios oficiais. Nada mais justo do que informá-la com a verdade, com todas as versões da informação”, enfatizo.
Para o coordenador do Portal g1 Presidente Prudente e Região, Gelson Netto, os espaços na programação são essenciais para levar a notícia ao público do Oeste Paulista com sucesso.
“O ‘g1 em 1 Minuto’ e as participações da equipe de jornalistas do Portal g1 Presidente Prudente e Região ao vivo no estúdio em todos os telejornais da TV Fronteira são espaços na programação da emissora essenciais para o sucesso do nosso desempenho e para a integração multimídia da comunicação produzida entre os meios da internet e da televisão. Nos tempos atuais, não existe mais um único meio de comunicação capaz de sobreviver sozinho, isolado”, afirmou.
Jornalistas do Portal g1 Presidente Prudente e Região e da TV Fronteira trabalham no mesmo espaço de forma interativa
Bárbara Munhoz/g1
Jornalismo multimídia do futuro
A chegada da tecnologia e da internet mudou o jeito de se fazer jornalismo ao longo dos anos. A instantaneidade das informações nas redes sociais e o fácil acesso aos fatos demandaram uma abordagem distinta da que era feita nos principais veículos de comunicação existentes.
Para o gerente de Jornalismo e Esporte da TV Fronteira, Luís Augusto Pires Batista, promover a interação entre os meios clássicos de comunicação, como a televisão, com os novos, como a internet, é o primeiro passo para o jornalismo do futuro.
Desta forma, o jornalismo consegue acompanhar a realidade de grande parte do público que o consome.
“Observando as mudanças midiáticas que estamos vendo nos últimos anos, acredito que a TV vai acabar indo para dentro da internet. Você vê o exemplo tanto do g1, do ge e do Globoplay e já percebe que um bom número de pessoas assistem pela internet. O streaming vem melhorando muito numa velocidade impressionante e hoje não há mais necessidade de uma grande estrutura de broadcast para se transmitir um evento ao vivo. Por isso, é necessário trabalhar da forma compartilhada, pois a internet complementa a TV, o rádio e vice-versa”, complementou o gerente.
Tecnologia permitiu o acesso às notícias com credibilidade de forma instantânea
Bruna Bonfim/g1
Desta forma, o trabalho colaborativo da TV Fronteira e do g1 Presidente Prudente e Região é visto como irreversível e imutável, no âmbito positivo, é claro.
“A integração entre as plataformas da internet e da televisão é um caminho sem volta. Com isso, a tendência daqui pra frente está em desenvolver cada vez mais tecnologias que nos permitam avançar no conceito de comunicação complementar, explorando as virtudes e as vantagens de cada meio para atingirmos melhores resultados. A internet e a TV se complementam mutuamente. Tanto é assim que não podemos mais pensar nas duas plataformas de comunicação separadamente. A tendência para o futuro é o aprofundamento da integração entre as plataformas da internet e da televisão”, ressaltou o coordenador do g1, Gelson Netto.
Para os mensageiros das histórias do Oeste Paulista, esta é uma oportunidade para se aproximar do telespectador e do leitor ao mostrar que estamos ali para defendê-los das “fake news”.
“É um sentimento de muita responsabilidade, para ser honesta. Não somos apenas um rosto conhecido na tela. Nós, jornalistas, temos um compromisso sério com a sociedade e com a informação. Por isso, somos tão detalhistas, insistentes e cuidadosos, porque, com informação, não se brinca. As pessoas têm o direito e a necessidade de saber o que acontece não só no espaço que as cerca, mas no mundo. E cabe a nós, profissionais, garantir isso a elas”, finalizou a jornalista Bárbara Munhoz.
“(A interação) é imprescindível. Tanto a TV quanto o g1 saem ganhando com essa interação e também com toda a cooperação que existe nos bastidores da notícia. É um trabalho de complementação, feito sempre para somar um trabalho ao outro”, ressaltou o repórter web Leonardo Bosisio.
Para esta jornalista que vos escreve, Bruna Bonfim, os jornalistas da TV Fronteira e do Portal g1 Presidente Prudente e Região reafirmam diariamente o compromisso de quando concluíram a faculdade, de informar o público com a verdade. Para isso, utilizamos as ferramentas que temos disponíveis hoje tanto na internet, com reportagens multimídias, quanto nos espaços nos telejornais disponibilizados pela TV Fronteira, com as participações ao vivo dos repórteres web.
Concluo dizendo que acredito que cada jornalista que trabalha na emissora deita a cabeça no travesseiro com um sentimento de realização, visto que fez o que pôde para representar a população do Oeste Paulista e informá-la diariamente.
O jornalista Gelson Netto (à direita) coordena a equipe do Portal g1 Presidente Prudente e Região
Bárbara Munhoz/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Integração jornalística entre TV Fronteira e g1 Presidente Prudente e Região transforma o modo de informar a população do Oeste Paulista
Bookmark the permalink.