Raio atinge e mata cavalo durante temporal, em Presidente Prudente; em nove horas, cidade registrou quase 800 descargas elétricas


Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil realizou 12 vistorias de colapso em edificações, principalmente comerciais, ainda relacionadas às consequências da tempestade. Raio atingiu e matou cavalo no Parque Residencial Jardins, em Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil
Um cavalo morreu ao ser atingido por um raio em um barranco de um terreno, durante o temporal registrado na última sexta-feira (27), no Parque Residencial Jardins, em Presidente Prudente (SP).
De acordo com informações repassadas ao g1 pelo coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea de Jesus, o órgão foi comunicado sobre o caso apenas nesta segunda-feira (30), quando constatou a situação no local onde o corpo do equino ficou estirado durante todo o fim de semana.
Terreno onde cavalo morreu ao ser atingido por raio, no Parque Residencial Jardins, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/Google
Ao todo, 787 raios caíram em Presidente Prudente, das 15h às 23h59 da última sexta-feira, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe).
Nesta segunda-feira, a Defesa Civil atendeu a 12 vistorias de colapso em edificações, principalmente comerciais, ainda relacionadas às consequências do temporal.
A reportagem do g1 solicitou um posicionamento oficial à Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), que informou que “o animal já foi recolhido” com apoio de “maquinários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos”.
Defesa Civil fez 12 vistorias de colapso em edificações comerciais, nesta segunda-feira (30), em Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil
O temporal
As fortes chuvas e ventos que atingiram o Oeste Paulista na tarde da última sexta-feira provocaram em torno de 130 ocorrências de quedas de árvores em Presidente Prudente.
Ainda houve o registro de 20 quedas de fios energizados e outras cinco ocorrências de destelhamentos e desabamentos em Presidente Prudente.
Duas pessoas tiveram ferimentos leves em decorrência do temporal e também foram observados pontos de alagamentos na cidade, como o trecho que fica no cruzamento entre a Rua Donato Armelin e as avenidas 14 de Setembro e 11 de Maio, no Parque do Povo.
VEJA TAMBÉM:
Com rajadas de vento de 83km/h, temporal derruba mais de 100 árvores em Presidente Prudente
Conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 64km/h no período entre 16h e 17h, mas às 18h atingiram a marca de 83,52km/h. Durante toda a sexta-feira, ainda segundo o Inmet, o volume de chuva em Presidente Prudente foi de 44 milímetros.
Equipes de funcionários da Defesa Civil, da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Sosp), de Meio Ambiente (Semea) e de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), da concessionária de energia elétrica Energisa Sul-Sudeste e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas e trabalharam intensamente desde a tarde de sexta-feira até sábado (28) para prestar atendimento às ocorrências de danos causados pelo temporal.
Próximos dias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de perigo de tempestades, nesta segunda-feira, avisando que há a possibilidade de chuvas de até 60 milímetros, ventos intensos de até 100km/h, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos até as 10h desta terça-feira (31) no Oeste Paulista e em outras regiões do Estado de São Paulo.
Árvore continua caída três dias após temporal que atingiu Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil
Defesa Civil fez 12 vistorias de colapso em edificações comerciais, nesta segunda-feira (30), em Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *