Meteorologia prevê chuvas fortes e volumosas para o Oeste Paulista nos próximos dias e Defesa Civil faz alerta de segurança


Especialista alerta que pode ser registrado um acumulado de 150 milímetros até a próxima terça-feira (31), em toda a região de Presidente Prudente (SP). Meteorologia prevê chuvas fortes e volumosas para o Oeste Paulista nos próximos dias e Defesa Civil faz alerta de segurança
Bárbara Munhoz/g1
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-SP) emitiu um alerta sobre as fortes chuvas que devem atingir a região de Presidente Prudente (SP) a partir desta quarta-feira (25).
Pode ser registrado um acumulado de 150 milímetros de chuva até a próxima terça-feira (31), de acordo com o agrometeorologista Alexandrius de Moraes, sendo que a mudança de tempo no Oeste Paulista decorre da combinação entre a chegada de uma frente fria e da umidade que vem da região amazônica.
“As chuvas podem variar um pouco de volume nesses dias. Há dias com 20 milímetros, outros com 30 milímetros, e tem alguns dias que os modelos indicam volume superior a 50, 60 milímetros. Nesses dias, normalmente, as chuvas só ocorrem no final da tarde, à noite e durante a madrugada. São chuvas muito volumosas que podem, às vezes, causar alguns prejuízos”, disse o especialista em entrevista à TV Fronteira.
Meteorologia prevê chuva volumosa para o Oeste Paulista nos próximos dias
Conforme o especialista, a tendência é de que as chuvas aconteçam de forma geral nos próximos dias, com registros de volumes acumulados em toda a região, o que não é normal para a região.
“A gente estava sentindo falta desse período chuvoso. Na primavera e no verão, principalmente a partir de outubro, é muito comum essas ‘invernadas’, que são vários dias seguidos com grande presença de nebulosidade e chuvas, e isso não estava acontecendo praticamente desde abril e maio”, revelou Moraes.
Temperaturas
As temperaturas também devem sofrer alterações com o início do período chuvoso no Oeste Paulista, segundo o agrometeorologista.
“Com maior presença de nebulosidade, chega menos radiação na superfície terrestre e a gente acaba tendo dias com temperaturas mais amenas. As máximas ficam na casa dos 30ºC e 31ºC”, afirmou.
Durante o intervalo entre chuvas, possivelmente daqui há 10 dias, de acordo com Alexandrius de Moraes, “as temperaturas máximas voltam a subir, ficando na casa dos 35ºC”.
Cuidados
Ao g1, o coordenador de Proteção e Defesa Civil, em Presidente Prudente, Renato Gouvea, ressaltou alguns cuidados que as pessoas devem tomar durante esse período. Confira:
Evitar áreas de risco de alagamento nos momentos de chuva forte;
Não estacionar veículos debaixo de árvores se estiver ventando;
Cuidado com as ‘cabeças d’água’ em rios e cachoeiras;
Em situações de chuva forte, com raios e ventos, buscar abrigo imediatamente;
Não permanecer em piscinas, lagos e rios para evitar acidentes com raios; e
Seguir sempre as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Em caso de emergência, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil atende pelo número (18) 99744-0199, também pelo WhatsApp. Já o Corpo de Bombeiros pode ser contatado através do 193.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *