Eleição ocorre, das 8h às 17h, no Colégio Cristo Rei e na Escola Estadual Monsenhor Sarrion. Conselho Tutelar de Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Uma eleição será realizada neste domingo (1º) para escolher os novos conselheiros tutelares de Presidente Prudente (SP).
Conforme a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luzia Fabiana Sales Macedo, 43 candidatos participam do processo eleitoral ao todo.
O município de Presidente Prudente possui dois Conselhos Tutelares, com cinco membros cada. Portanto, 10 conselheiros serão escolhidos através da eleição.
Os candidatos escolhidos por maior número de votos irão trabalhar de segunda a sexta-feiras, com carga de 8 horas por dia. Além disso, eles deverão realizar plantão noturno aos sábados, domingos e feriados.
Os conselheiros são contratados pela Prefeitura e contarão com remuneração salarial mensal de R$ 5.233,40.
Votação dos conselheiros tutelares utilizará urnas eletrônicas
Bruna Bonfim/g1
Votação
A eleição para escolher os novos conselheiros tutelares será realizada neste domingo (1º), das 8h às 17h, em dois locais.
Os eleitores da 101ª Zona Eleitoral poderão votar no Colégio Cristo Rei, localizado na Rua Ribeiro de Barros, nº 1.466, no Centro.
Já os eleitores da 402ª Zona Eleitoral votarão na Escola Estadual Monsenhor Sarrion, localizada na Rua Marcondes Filho, nº 93, na Vila Roberto.
Ao todo, 37 urnas eletrônicas serão utilizadas na eleição, sendo 17 no Colégio Cristo Rei e 20 na Escola Estadual Monsenhor Sarrion.
A votação é aberta a todos os eleitores prudentinos que estão em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 30 de junho de 2023.
Para votar, é necessário levar um documento com foto e título de eleitor em mãos, ou apresentar o aplicativo E-Título.
Apuração será feita na Casa do Aprendiz Cidadão, em Presidente Prudente (SP)
Bruna Bonfim/g1
Apuração
Após o término da votação, será realizada a apuração dos votos na Casa do Aprendiz Cidadão (CAC), que fica no Jardim Bela Dária.
A apuração será feita pela Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com fiscalização do Ministério Público. A previsão é de que seja concluída até as 20h deste domingo.
Ainda conforme a presidente do conselho, a Justiça Eleitoral terá participação apenas no empréstimo das urnas eletrônicas e do sistema de funcionamento dos equipamentos.
O Cartório Eleitoral também contribuiu na capacitação dos mesários para utilizarem as urnas.
Conselho Tutelar de Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Conselheiros
Os conselheiros tutelares atuam nas denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Eles trabalham para garantir que os menores de idade tenham todos os direitos respeitados.
Além disso, tais profissionais são responsáveis por receber denúncias de situações de violência, negligência, maus-tratos e exploração sexual, por exemplo.
Para ser um conselheiro tutelar em Presidente Prudente, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
possuir mais de 21 anos;
ter nível superior em qualquer área;
residir em Presidente Prudente;
possuir idoneidade moral; e
ter atuado por pelo menos dois anos com crianças e adolescentes.
Os eleitos irão assumir o mandato por quatro anos e tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024.
Candidatos
Confira abaixo a lista dos 43 candidatos, as respectivas idades e os números de votação:
Candidatos a conselheiros tutelares em Presidente Prudente
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Votação neste domingo elege 10 conselheiros tutelares em Presidente Prudente; veja a lista dos 43 candidatos
Bookmark the permalink.