Fusão entre o antigo e o moderno, Presidente Prudente completa 106 anos de vitalidade e ganha registro único de urban sketchers


Por trás da vitrine que torna a maior cidade do Oeste Paulista atraente aos olhos de muitos, há uma riqueza em detalhes e belezas, que, por vezes, estão escondidos na simplicidade, mas não escaparam dos olhos dos artistas Antônio Roberto Ruffino e João Gabriel Terra Soares, convidados pelo g1 a fazer um retrato exclusivo da aniversariante deste 14 de setembro. Especial g1: Presidente Prudente completa 106 anos e ganha registro de urban sketchers
Entre ipês floridos, águas termais, copos de tubaína, piqueniques no Parque do Povo e lanches regados a molho verde, Presidente Prudente (SP) sagrou-se como um polo regional que movimenta o Oeste Paulista ao longo de 106 anos de fundação, completados neste 14 de setembro.
No entanto, por trás da vitrine que torna a maior cidade da região atraente aos olhos de muitos, há uma Presidente Prudente rica em detalhes, histórias e belezas, características que, por vezes, estão escondidas na simplicidade. 🎑
Para celebrar e reverenciar tudo o que a cidade representa não só para os prudentinos como para as pessoas de cidades vizinhas, o g1 convidou dois artistas do movimento Urban Sketchers para andar pelas ruas e documentar os cartões-postais que singularizam aquela que um dia já foi chamada de Capital da Alta Sorocabana.
Para a produção dos sketches, os artistas utilizaram a técnica mista entre aquarela e nanquim.
O resultado desse passeio urbanístico exclusivo ao g1 pode ser visto na galeria de imagens abaixo:
Sketches do aniversário de 106 anos de Presidente Prudente; IMAGENS
Do palco dos acontecimentos
Com a premissa de “ver o mundo, um desenho de cada vez”, a comunidade global Urban Sketchers (USk) nasceu em 2007, quando o jornalista e ilustrador Gabriel Campanario criou um fórum on-line para desenhistas partilharem suas produções não a partir de fotos ou memórias, mas do palco dos acontecimentos: as cidades. 🌆
Um ano depois, os desenhos e as narrativas que os compunham foram divulgados em um blog homônimo ao movimento, que ajudou a comunidade a ganhar visibilidade e a inspirar entusiastas do desenho a retratar as belezas do mundo.
Antônio Roberto Ruffino e João Gabriel Terra Soares fazem parte do movimento Urban Sketchers, em Presidente Prudente (SP)
Bárbara Munhoz/g1
Desde 2009, o movimento tornou-se uma organização sem fins lucrativos, com sede em Washington, nos Estados Unidos, e cuja missão é “elevar o valor artístico, narrativo e educativo do desenho no local, promovendo a sua prática e ligando pessoas em todo o mundo que desenham no local onde vivem e viajam”.
Em Presidente Prudente, a história dos amigos e desenhistas Antônio Roberto Ruffino e João Gabriel Terra Soares começou no Sesc Thermas, em uma oficina ministrada por Lauro Monteiro Filho, em 2022. De lá para cá, os amigos se reúnem periodicamente em algum lugar da cidade para “retratar o local e o momento”.
História dos amigos e desenhistas começou em uma oficina ministrada por Lauro Monteiro Filho, em 2022
Bárbara Munhoz/g1
Vitalidade centenária 🪁
Às vezes, para enxergar o novo dentro de uma mesma realidade, é preciso dar um passo para trás, respirar fundo e contemplar a vida. A vida que pulsa nos parques, nas casas, na rua. A vida que passa enquanto as pessoas apenas passam por ela.
Mais do que morar, é necessário viver em Presidente Prudente e contemplar todas as experiências que a Capital Regional oferece. Geralmente, esse processo começa pela observação, fator-chave à produção urban sketcher.
Antônio Roberto Ruffino utiliza como técnica em suas produções a pintura em aquarela
Bárbara Munhoz/g1
VEJA TAMBÉM:
Urban Sketching mostra cenas de Presidente Prudente; FOTOS
Há cinco anos na cidade, o artista paulistano João Gabriel, de 39 anos, revela que andar pelas ruas buscando ângulos diferenciados, referências arquitetônicas e paisagens atrativas são práticas comuns antes de qualquer registro. ✍
João Gabriel Terra Soares enxerga Presidente Prudente (SP) como uma cidade centenária com espírito de criança
Bárbara Munhoz/g1
“Uma das coisas que me chamam atenção em Presidente Prudente são alguns bairros antigos, principalmente os próximos à Vila Marcondes e à Vila Maristela. Acho que as casas têm toda uma conjuntura. O murinho baixo, aquela textura de madeira, eu acho algo bem charmoso, algo que remete às décadas de 60 e 70. É bem bacana quando a cidade preserva essas características”, afirmou ao g1.
Em meio a traços, formas e cores que vão ganhando vida na tela em branco, a produção dinâmica das obras revela um olhar afetuoso por cada ponto da cidade.
Comunidade global Urban Sketchers tem a premissa de “ver o mundo, um desenho de cada vez”
Bárbara Munhoz/g1
“O interessante é que a gente não procura o que é mais glamuroso, o que é mais ‘turístico’. A gente procura, às vezes, coisas simples […]. A gente gosta muito do Matarazzo, do Calçadão, da Estação Ferroviária, e sai pelas ruas, pelos bairros antigos, como a Vila Marcondes, o Bosque. Há muitos lugares que chamam atenção, às vezes, pela simplicidade”, observou ao g1 Antônio Ruffino.
Aos 63 anos, o artista, que veio de Sete Barras (SP), utiliza em suas produções a pintura sobre tela, a aquarela, a gravura em metal e até a cerâmica, técnicas que expressam a riqueza em detalhes da qual Presidente Prudente é constituída. 🎨
“São coisas que, antes, a gente não observava tanto. Depois que a gente começou a circular, a gente enxerga muitas casas antigas, construções… Isso aí tem um charme, e a gente busca muito esse charme, essa tradição. A ideia é misturar o moderno com o antigo, independente de qualquer coisa”, ressaltou ao g1.
Observar e perceber são fatores-chave à produção urban sketcher
Bárbara Munhoz/g1
E é justamente da fusão entre o antes e o depois que Presidente Prudente se consolidou como uma cidade que abraça e acolhe a todos, preservando aspectos históricos ao mesmo tempo em que emana vitalidade para os que têm a sorte de tê-la como lar. 💚
“São pontos que traduzem a história da cidade, desde a concepção até o estilo da arquitetura, essa parte mais industrial. Presidente Prudente mantém o charme de uma cidade centenária com espírito de criança”, finalizou Soares.
Com olhar afetuoso, artistas retratam as belezas e os detalhes que estão escondidos na simplicidade de Presidente Prudente (SP)
Bárbara Munhoz/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *