Parque Ecológico da Cidade da Criança ‘Agripino de Oliveira Lima Filho’ estará aberto somente aos sábados e domingos, das 8h30 às 16h30. Visando conter gastos, Prefeitura de Presidente Prudente (SP) reduz funcionamento da Cidade da Criança para fins de semana
Cedida/Secom
O Parque Ecológico da Cidade da Criança “Agripino de Oliveira Lima Filho”, em Presidente Prudente (SP), funcionará somente aos sábados e domingos, das 8h30 às 16h30. A redução nos atendimentos ao público foi iniciada pela administração municipal como medida de contenção de despesas.
Diante desse cenário, o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), que administra o local, informou em nota à TV Fronteira que os horários de abertura da Cidade da Criança são fixados pela Secretaria Municipal de Turismo, no entanto, os serviços e todas as manutenções seguem normalmente.
O complexo, que também abrange a estrutura do Parque Aquático, está sem licença de operação pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) desde novembro de 2022. De acordo com o órgão, está em análise um pedido de renovação solicitado pela Prefeitura de Presidente Prudente, que teria sido feito dentro do prazo.
Em 2020, o município conseguiu, pela primeira vez, após 25 anos da inauguração do parque, a licença ambiental de operação de regulação da Cetesb. O documento regula as atividades do local e o enquadra na legislação ambiental, eliminando possíveis riscos existentes nas atividades.
Com a licença ambiental do complexo, abre-se a possibilidade de o Poder Executivo pleitear uma concessão por parte da iniciativa privada, o que chegou a ser anunciado em fevereiro. Porém, a licença tinha o prazo de dois anos para ser renovada, o que não ocorreu.
Viagem perdida
O empresário Jorge Luiz Cabral foi surpreendido pela mudança do horário de funcionamento nesta segunda-feira (28), quando chegou na entrada da Cidade da Criança e se deparou com o aviso: “fechado”.
“Esse lugarzinho que você tinha aqui, que era um lugar agradável, gostoso de se vir com a família, acampar, tomar um refrigerante, ficar à vontade, acabou. Vamos aguardar sábado e domingo”, disse em entrevista à TV Fronteira.
E completou: “Infelizmente, a gente fica triste, porque os poucos pontos turísticos que nós temos em Presidente Prudente, o que tem, acontece isso, então fica um negócio chato. Você não tem opção dentro da cidade”.
‘Considerável economia’
À TV Fronteira, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que o funcionamento da Cidade da Criança somente aos fins de semana gera considerável economia com consumo de água, energia elétrica e com materiais de limpeza, esterilização e manutenção do espaço.
Também explicou que solicitou a prorrogação do prazo para atender às exigências da Cetesb, que vão permitir a renovação da licença de operação e, agora, trabalha para resolver as pendências o mais rapidamente possível.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Visando conter gastos, Prefeitura de Presidente Prudente reduz funcionamento da Cidade da Criança para fins de semana
Bookmark the permalink.