Visando conter gastos, Prefeitura de Presidente Prudente reduz funcionamento da Cidade da Criança para fins de semana


Parque Ecológico da Cidade da Criança ‘Agripino de Oliveira Lima Filho’ estará aberto somente aos sábados e domingos, das 8h30 às 16h30. Visando conter gastos, Prefeitura de Presidente Prudente (SP) reduz funcionamento da Cidade da Criança para fins de semana
Cedida/Secom
O Parque Ecológico da Cidade da Criança “Agripino de Oliveira Lima Filho”, em Presidente Prudente (SP), funcionará somente aos sábados e domingos, das 8h30 às 16h30. A redução nos atendimentos ao público foi iniciada pela administração municipal como medida de contenção de despesas.
Diante desse cenário, o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), que administra o local, informou em nota à TV Fronteira que os horários de abertura da Cidade da Criança são fixados pela Secretaria Municipal de Turismo, no entanto, os serviços e todas as manutenções seguem normalmente.
O complexo, que também abrange a estrutura do Parque Aquático, está sem licença de operação pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) desde novembro de 2022. De acordo com o órgão, está em análise um pedido de renovação solicitado pela Prefeitura de Presidente Prudente, que teria sido feito dentro do prazo.
Em 2020, o município conseguiu, pela primeira vez, após 25 anos da inauguração do parque, a licença ambiental de operação de regulação da Cetesb. O documento regula as atividades do local e o enquadra na legislação ambiental, eliminando possíveis riscos existentes nas atividades.
Com a licença ambiental do complexo, abre-se a possibilidade de o Poder Executivo pleitear uma concessão por parte da iniciativa privada, o que chegou a ser anunciado em fevereiro. Porém, a licença tinha o prazo de dois anos para ser renovada, o que não ocorreu.
Viagem perdida
O empresário Jorge Luiz Cabral foi surpreendido pela mudança do horário de funcionamento nesta segunda-feira (28), quando chegou na entrada da Cidade da Criança e se deparou com o aviso: “fechado”.
“Esse lugarzinho que você tinha aqui, que era um lugar agradável, gostoso de se vir com a família, acampar, tomar um refrigerante, ficar à vontade, acabou. Vamos aguardar sábado e domingo”, disse em entrevista à TV Fronteira.
E completou: “Infelizmente, a gente fica triste, porque os poucos pontos turísticos que nós temos em Presidente Prudente, o que tem, acontece isso, então fica um negócio chato. Você não tem opção dentro da cidade”.
‘Considerável economia’
À TV Fronteira, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que o funcionamento da Cidade da Criança somente aos fins de semana gera considerável economia com consumo de água, energia elétrica e com materiais de limpeza, esterilização e manutenção do espaço.
Também explicou que solicitou a prorrogação do prazo para atender às exigências da Cetesb, que vão permitir a renovação da licença de operação e, agora, trabalha para resolver as pendências o mais rapidamente possível.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *