Fiscalização surpresa constata falta de insumos básicos na UPA do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente


Ação ocorreu no início da tarde desta terça-feira (8), na zona norte. Fiscalização de vereadores foi realizada nesta terça-feira (8), na UPA do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente (SP)
Miriam Brandão/Cedida
Uma fiscalização surpresa realizada por três vereadores, no começo da tarde desta terça-feira (8), constatou a falta de insumos básicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, na zona norte, em Presidente Prudente (SP).
Estiveram presentes na ação:
Demerson Dias (PSB),
José Alves da Silva Junior (Podemos) e
Miriam Brandão Ribeiro (Patriota).
Conforme disse o vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, Demerson Dias, durante sessão ordinária na Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (7), existe uma preocupação com a “falta de soro, de papel higiênico, de álcool e de insumos” na unidade de saúde.
A situação foi exposta após o parlamentar ter sido procurado por usuários do local, que relataram a ausência dos insumos básicos para o atendimento dos pacientes.
Fiscalização de vereadores foi realizada nesta terça-feira (8), na UPA do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente (SP)
Miriam Brandão/Cedida
Ao g1, o vereador Demerson Dias citou que, durante a fiscalização, houve uma conversa com a responsável técnica administrativa e com a responsável técnica de enfermagem da unidade de saúde.
“Elas passaram todos os relatórios, já foi solicitado para a Secretaria Municipal de Saúde, e não tiveram o êxito de repor a falta destes insumos”, complementou o vereador.
Dias ainda mencionou que a vistoria in loco foi realizada pela Frente Parlamentar da Saúde, a partir de denúncias recebidas, desde a última sexta-feira (4), pelos três vereadores que compõem o grupo.
VEJA TAMBÉM:
Após ordem judicial, pacientes que estavam em situação crítica na UPA do Jardim Guanabara são transferidos para leitos hospitalares
Justiça manda Estado providenciar, em 24h, leitos hospitalares para pacientes internados em situação crítica na UPA do Jardim Guanabara
Com 30 pacientes à espera nas UPAs, Ciop reivindica ao Estado abertura de mais vagas hospitalares na região de Presidente Prudente
De acordo com o relatório elaborado a partir da fiscalização pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, foi constatada, em uma “requisição externa de materiais e serviços”, que houve uma solicitação indicando a ausência de diversos materiais, incluindo: “soro fisiológico, papel, toalha, papel higiênico, entre outros”.
A requisição foi elaborada por responsáveis e encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde.
“Neste ambiente, constatou-se a real falta de papel toalha nos banheiros, álcool gel e materiais básicos de higiene, tanto nos banheiros quanto na recepção. Ressalta-se que a Frente Parlamentar recebeu denúncias, nos últimos dias, sobre as quais indicavam possível falta de materiais na UPA Zona Norte”, concluiu o relatório.
Veja o documento abaixo:
Relatório elaborado pelos vereadores após fiscalização na UPA do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente (SP)
Miriam Brandão/Cedida
Ciop
Em nota oficial encaminhada ao g1, na tarde desta terça-feira, o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), argumentou que “realiza as requisições dos insumos e materiais aos setores competentes da municipalidade”.
“O Ciop não é responsável pela compra, armazenamento e destinação dos insumos das Unidades de Pronto Atendimento de Presidente Prudente”, adicionou.
Prefeitura
A reportagem do g1 solicitou o posicionamento oficial da Prefeitura de Presidente Prudente sobre o assunto, mas, até o momento, não obteve retorno.
Fiscalização de vereadores foi realizada nesta terça-feira (8), na UPA do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente (SP)
Aline Costa/TV Fronteira
Fiscalização de vereadores foi realizada nesta terça-feira (8), na UPA do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente (SP)
Aline Costa/TV Fronteira
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *