Evento, que completa seis anos em 2023, contará com 12 expositores neste sábado (6), das 9h às 13h, em frente ao Coletivo Cultural Galpão da Lua, na Rua Júlio Tiezzi, 130, no Centro. Feira da Reforma Agrária é realizada neste sábado (6), em frente ao Galpão da Lua, em Presidente Prudente (SP)
Equipe de comunicação da Feira da Reforma Agrária
A Feira da Reforma Agrária, promovida pelo Coletivo Cultural Galpão da Lua, será realizada neste sábado (6), das 9h às 13h, na Rua Júlio Tiezzi, 130, no Centro de Presidente Prudente (SP), com a presença de pequenos produtores rurais assentados da região do Oeste Paulista.
O evento, que é gratuito, completa seis anos em agosto deste ano e conta com 12 expositores nesta edição, com o diferencial de a produção ser prioritariamente agroecológica, ou seja, sem aditivos químicos na lavoura. Também haverá a comercialização de artesanatos.
Para a realização da feira, o coletivo subsidia parte ou o total do valor do combustível para os assentados da reforma agrária conseguirem participar do evento em Presidente Prudente. De acordo com a organização, isso é possível graças a doações recebidas especificamente para essa atividade.
“Os produtos são super acessíveis. Muitas vezes o valor que eles [produtores] faturam com as vendas ficaria na logística do transporte. Então, a gente faz essa ação para dar um pouco mais de condição para o trabalhador rural, além da oportunidade de expor seus produtos gratuitamente na feira. Ofertamos também um almoço coletivo depois da feira, para que todos se alimentem antes de voltar para suas casas”, informou ao g1 a produtora cultural do Galpão da Lua, Mari Palhares.
A partir das 10h30, o público também poderá curtir o show com a dupla Terra Sonida Acústico durante o evento.
Dupla se apresenta durante o evento, em Presidente Prudente (SP), neste sábado (6)
Equipe de comunicação da Feira da Reforma Agrária
Evolução familiar e agricultura
A Feira da Reforma Agrária representa para muitas famílias a possibilidade de vender seus produtos em um grande centro, além de valorizar a produção local.
De acordo com Mari Palhares, na região do Oeste Paulista existem 117 assentamentos rurais da reforma agrária e mais de 7 mil famílias assentadas.
“Famílias essas que pegaram suas terras há 20 anos, quando foi feita a reforma agrária em algumas propriedades e essas terras estavam devastadas por conta do uso indiscriminado de agrotóxicos, por exemplo. Hoje você visita essas propriedades e elas são verdes, cheias de variedade de produção e muita diversidade de flora e fauna ao redor”, salientou.
Além de pequenos produtores de Presidente Prudente, estão confirmados trabalhadores das cidades de Sandovalina (SP), Mirante do Paranapanema (SP), Presidente Bernardes (SP), Rosana (SP), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Teodoro Sampaio (SP), localizadas no Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo.
VEJA TAMBÉM:
Prefeitura proíbe a realização da tradicional Feira da Reforma Agrária em rua no Centro de Presidente Prudente; MST vê ‘perseguição’
Feira da Reforma Agrária é realizada neste sábado (6), em frente ao Galpão da Lua, em Presidente Prudente (SP)
Equipe de comunicação da Feira da Reforma Agrária
Feira x Prefeitura
Apesar de ocorrer todos os meses, geralmente após o quinto dia útil, a Feira da Reforma Agrária enfrentou problemas com a realização do evento no mês de fevereiro de 2023.
Na ocasião, o Poder Executivo alegou falta de alvará para o tradicional evento em frente ao Coletivo Cultural Galpão da Lua. Os organizadores conseguiram expor os produtos dentro do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no bairro Centro Educacional.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), por sua vez, repudiou a decisão da Prefeitura e afirmou que “a medida implica diretamente na comercialização dos alimentos saudáveis produzidos pelas famílias assentadas da reforma agrária no Pontal do Paranapanema”.
Neste mês, a organização esclareceu ter firmado um acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp).
“Temos todos os meses oficiado junto a eles para que a feira possa acontecer, além da Polícia Militar. Para esse mês, já fizemos os ofícios e estamos aguardando a secretária responder, mas acredito que não haverá problemas”, comentou a organização do evento ao g1.
Em resposta ao g1 nesta quinta-feira (4), a Prefeitura garantiu:
“Os organizadores solicitaram autorização para realização do evento e a Sedepp já autorizou. Está tudo certo!”.
Feira da Reforma Agrária acontece mensalmente em Presidente Prudente (SP)
Guilherme Withana
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Feira da Reforma Agrária mostra, em Presidente Prudente, a diversidade da produção em assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema
Bookmark the permalink.