Nebulização volta a ser realizada nesta terça-feira (2). De acordo com o último boletim atualizado, cidade tem 18 óbitos e 13.287 pessoas positivas para a doença. Força-tarefa concentra ações de combate à dengue em Presidente Prudente (SP) após aumento de casos da doença no município
Arquivo/TV Fronteira
Em ação de prevenção e combate à dengue, a Prefeitura de Presidente Prudente (SP) volta a realizar a nebulização em bairros da cidade nesta terça-feira (2).
Conforme o planejamento das ações realizadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), a nebulização desta terça-feira acontecerá nos seguintes bairros:
Jardim Aviação;
Vila Bonita; Vila Prudente;
Jardim Santa Cecília;
Vila Machadinho.
Os trabalhos seguem até quinta-feira (04), nos mesmos bairros.
Força-tarefa concentra ações de combate à dengue em Presidente Prudente (SP) após aumento de casos da doença no município
Cedida
A nebulização se estenderá pelas áreas citadas, com limites entre as Ruas Manoel Ruiz Garcia, Avenida Coronel José Soares Marcondes, Rua São Sebastião, finalizando novamente na Manoel Ruiz Garcia.
Para orientar sobre a ação, o carro de som já está passando pelos bairros para avisar os moradores sobre a nebulização e os cuidados a serem seguidos.
De acordo com a VEM, considerando que o inseticida não possui ação residual, a aplicação será feita na mesma área por três dias consecutivos, de forma a alcançar maior efetividade na eliminação dos mosquitos adultos.
A orientação é para que, durante a ação, os imóveis permaneçam com portas e janelas abertas, pois a maior parte dos mosquitos adultos encontram-se dentro dos imóveis.
É importante ressaltar que o inseticida não tem ação sobre as formas imaturas como ovos, larvas e pupas do mosquito. Por isso, os cuidados com os recipientes que possam acumular água são essenciais.
Os bares, lanchonetes, pizzarias, restaurantes e outros tipos de comércios da referida área deverão acomodar seus clientes no espaço interno dos estabelecimentos, pois, apesar do produto ser seguro para aplicação nos centros urbanos, o contato direto excessivo deve ser evitado.
Força-tarefa concentra ações de combate à dengue em Presidente Prudente (SP) após aumento de casos da doença no município
Rodolfo Viana
Força-tarefa de combate à dengue
A Prefeitura realiza uma força tarefa de combate à dengue, após altas de casos registrados na cidade nos quatro primeiros meses do ano.
Segundo o último boletim atualizado pela VEM, são 18 óbitos e 13.287 casos positivos para a doença na cidade.
Dentre as ações executadas na cidade estão as visitas nas casas pelos agentes de saúde, recolhimento de lixo inservível e nebulização, além de parte educativa em escolas do município.
De acordo com a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), além das ações rotineiras de limpeza e do mutirão de cata-treco, foi criada a força-tarefa de combate à dengue, tendo início no dia 21 de abril.
“Essa é uma ação de visita às casas e recolhimento de lixos inservíveis que são possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos são coordenados pela Prefeitura de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e o Comitê de Combate à Dengue, além de equipes composta por agentes de endemias, agentes de saúde da família, da vigilância sanitária, outras secretarias e da Prudenco”, informou a companhia.
Força-tarefa concentra ações de combate à dengue em Presidente Prudente (SP) após aumento de casos da doença no município
Cedida/AI Prudenco
Desde o começo da operação, foram 110 caminhões recolhidos com lixo inservível, com média de 8 a 10 toneladas de lixo por veículo.
VEJA MAIS:
Presidente Prudente registra mais quatro mortes por dengue e total de óbitos causados pela doença neste ano sobe para 18
Em meio à epidemia, Centro Cultural Matarazzo passa a receber pacientes com sintomas da dengue
Índices de infestação do mosquito Aedes aegypti colocam Presidente Prudente em risco de surto de dengue
Outras ações
A administração de Presidente também vem realizando outras ações para fortalecer a força-tarefa de combate à dengue, como a abertura de um novo centro para receber pessoas com sintomas da doença, no Matarazzo, que funciona desde 27 de março.
Além disso, a cidade conta com os Ecopontos, que servem para o descarte de materiais que não são recolhidos na coleta de lixo domiciliar.
São três unidades no município que recebem resíduos recicláveis como embalagens de plástico, papelão, metal e vidro; móveis usados; restos da construção civil dentro do limite de até 1 metro cúbico ou 10 sacos e poda de árvore.
O local também recebe óleo de cozinha e lixos eletrônicos.
Confira abaixo os endereços:
Jardim Cambuci, na Zona Leste, na Rua João Lopes do Nascimento;
Jardim Sabará, na Zona Oeste, na esquina entre as ruas Adelino Rodrigues Gatto e Afonso Vincoletto;
Residencial Bongiovani, na Rua Maria Lenita de Macedo Bongiovani, sem número, nas proximidades da Rua Paulo Bongiovanni.
“A prefeitura tem feito a sua parte com mutirões, ações educativas, campanhas de divulgação em veículos de comunicação, ampliando a rede de atendimento aos pacientes e diversas outras ações, entre as quais, destacam-se: Força-tarefa de limpeza e visita às casas, articulada entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde; criação dos centros de apoio à dengue no Cohabão, UBS Santana e no Matarazzo; encaminhamento de ofícios às imobiliárias para que façam a limpeza dos imóveis que estão sob seus domínios; notificação e multa de proprietários de imóveis para limpeza dos terrenos; realização de ações de educação em escolas, igrejas, entidades, clubes de serviço e outros espaços”, informou a administração ao g1.
As ações de mutirão com os caminhões cata treco, que percorrem os bairros da cidade desde janeiro deste ano, já recolheram mais de 600 toneladas de de materiais inservíveis.
Atendimento médico
De acordo com a prefeitura, todos os atendimentos à dengue estão mantidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e Estratégias Saúde da Família (ESF).
Abrangendo toda atenção básica nas unidades de saúde, a cidade conta com três pontos de atendimento aos pacientes com dengue: os centros de atendimento da Cohab, do Jardim Santana e do Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes.
Em casos urgentes, a orientação é que os pacientes procurem as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs).
Segundo a administração, “trata-se de um cenário preocupante, o que reforça a necessidade de que toda a população se engaje na luta contra a dengue, reservando pelo menos 10 minutos do dia para eliminar de suas casas criadouros do mosquito Aedes aegypti.”
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Prefeitura realiza força-tarefa de combate à dengue após alta nos casos em Presidente Prudente
Bookmark the permalink.