Paulicéia, a cidade agraciada pelas águas do Rio Paraná, completa 76 anos


Município que tem as características de ser um lugar tranquilo, também é conhecido por ser acolhedor por seus pontos turísticos. No dia 29 de junho, Paulicèia (SP) comemora 76 anos de fundação. Nessas mais de sete décadas, a cidade é lembrada pela tranquilidade, de gente trabalhadora e pelo potencial turístico.
A cidade é banhada pelo Rio Paraná, o oitavo maior do mundo em extensão e o município é agraciado por essa riqueza, que evidencia cada detalhe desse canto e deixa tudo ainda mais belo.
A povoação de Paulicéia foi fundada por Ezequiel Joaquim de Oliveira em 1947. Posteriormente, foi elevada a distrito e a município, com terras desmembradas de Gracianópolis, hoje, Tupi Paulista (SP), pela Lei nº 233 de 24 de dezembro de 1948. Como município foi constituído com os distritos de paz de Panorama (SP) e Santa Mercedes (SP), desmembrados em anos seguintes.
O nome da cidade tem referência à capital, já que Pauliceia é a designação dada à cidade de São Paulo (SP).
O maior orgulho de quem mora nesse canto é poder receber bem os visitantes, com toda hospitalidade que o pauliceiense tem, ainda mais com as belezas naturais existentes.
Turismo e qualidade de vida
Paulicéia não é diferente das cidades que pensam em seus moradores e na qualidade de vida que a eles oferecem. O destaque até pode estar nos atrativos, mas os avanços vão além do turismo. A administração se preocupa com o presente e futuro da população.
Antes e depois do Porto, em Paulicéia
Cedidas
Com a revitalização da entrada da cidade, a construção da academia ao ar livre e as obras do porto, a cidade potencializa o comércio, motor econômico do município. Além disso, proporciona qualidade de lazer aos moradores.
Mesmo com seus 7.540 habitantes espalhados por 374,091 km² de área territorial, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulicéia é gigante e recepciona pessoas de todo o país, que aqui encontram bons programas e levam ótimas recordações para a casa.
Na rotatória da cidade, o painel recebeu novas pinturas de um artista “da casa”, sendo uma vista para quem entra e outra para quem deixa o município.
Também na entrada, com a academia ao ar livre, o pauliceiense pode aproveitar para se exercitar nos aparelhos ou mesmo caminhar na pista, sentido ao trevo da cidade.
Academia ao ar livre
Cedida
Já o Porto recebeu novo calçamento, iluminação em LED, quiosque, rampas de acesso a barcos, um píer flutuante, uma pequena gruta que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida, um relógio solar, um balanço com o letreiro “Eu Amo Paulicéia” e um mirante, que conta com bancos para contemplação do Rio e as belezas naturais do lugar.
O Balneário Municipal também merece todo seu destaque na cidade, já que é um lugar muito procurado não só por seus moradores.
Balneário Municipal
Cedida
Para atrair ainda mais turistas, a administração investiu no local, com a construção da pista de Laço Americano, além de melhorias na pista de motocross e na área da prainha, com churrasqueiras à beira do rio.
Outro ponto importante da cidade é a Ponte Interestadual Mário Covas, que liga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que também oferece ricos detalhes arquitetônicos, além de ser uma rota importante para a região. Ela veio para substituir a antiga balsa, que funcionou da década de setenta até o ano de 2009.
76 anos de trabalho
Paulicéia tem seu potencial formado pelo rio e, como não poderia ser diferente, a gastronomia também gira em torno de pratos típicos a base de peixes, como a peixada, porções e petiscos e até mesmo o sashimi, prato oriental, mas que é amado pelas pessoas que visitam a cidade.
Os 76 anos brilhantes foram possíveis graças ao povo, que lida com o trabalho e preserva a simpatia e a alegria de morar em um lugar abençoado por Deus. E tudo que é fruto de esforço, somado a uma administração que pensa no futuro, certamente os próximos anos serão ainda melhores.
Essa é a hora de comemorar tantos anos de história.
Parabéns, pauliceiense, pelos 76 anos de uma Feliz Cidade!
Paulicéia, a cidade agraciada pelo Rio Paraná completa 76 anos

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *