Dados do terceiro quadrimestre de 2023 foram divulgados pelo Ministério da Saúde. Dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, Presidente Prudente (SP) não atinge metas em vacinação de crianças e cuidados com diabéticos
Leonardo Bosisio/g1
Dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, a cidade de Presidente Prudente (SP) não atingiu as metas na vacinação de crianças e nos cuidados com diabéticos. Os dados divulgados são do terceiro quadrimestre de 2023.
Conforme o Ministério da Saúde informou ao g1, o programa “é uma política pública de grande importância, pois amplia o acesso da população à principal porta de entrada do SUS [Sistema Único de Saúde], que é a Atenção Primária à Saúde (APS)”.
Os sete critérios avaliados são:
Pré-Natal (6 consultas): proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação;
Pré-Natal (Sífilis e HIV): proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
Saúde Bucal de Gestantes: proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
Cobertura de Citopatológico: proporção de mulheres com coleta de exame citopatológico na APS;
Cobertura de Pólio e Penta: proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada;
Hipertensão (PA aferida): proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e
Diabetes (Hemoglobina Glicada): proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
ESF do Bela Vista atinge todas as metas do Programa Previne Brasil, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
A maior cidade do Oeste Paulista conseguiu atingir as metas impostas pelo Ministério da Saúde em cinco dos sete critérios. Confira na tabela abaixo:
Indicadores de Presidente Prudente
Ao ser questionado sobre as metas não alcançadas por Presidente Prudente, o secretário municipal de Saúde, Breno Luís Erbella Casari, afirmou ao g1 que foi iniciada uma nova modalidade de busca ativa para “trazer o paciente mais próximo da unidade [de saúde]”.
“Nós batemos meta pela primeira vez desde que iniciou a avaliação na coleta de [exame] preventivo do colo uterino, que é a saúde da mulher. Nós, infelizmente, como no Brasil todo, não atingimos a média na vacinação, isso é uma preocupação muito grande. Nós iniciamos um trabalho de busca ativa diferenciada para a gente tentar bater a meta no próximo quadrimestre. Os diabéticos, que nós sempre vínhamos batendo meta, nós não atingimos a meta porque houve uma mudança na metodologia de avaliação”, esclareceu Casari.
UBS do Jardim Santana atinge todas as metas do Programa Previne Brasil, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Já sobre as unidades de saúde que conseguiram os melhores indicadores em Presidente Prudente, o secretário informou que a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Residencial Bela Vista, na zona norte, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santana, na zona leste, “tiraram 10” e atingiram todas as metas estabelecidas.
“Isso é um mérito total dos funcionários, isso é de quem está na ponta, de quem está no dia a dia com o paciente. São metas bem restritas mesmo. São números que precisam de que a equipe esteja bem comprometida, mas isso na verdade é mérito. Conseguiram por mérito e trabalho dos funcionários.”, reforçou Casari ao g1.
Por fim, o secretário municipal de Saúde esclareceu que o Programa Previne Brasil não dá premiações aos municípios e é necessário cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para “continuar recebendo as verbas” já preestabelecidas pelo órgão federal.
“A saúde sempre tem a melhorar. A gente sabe que, mesmo com essa nota toda, nós temos muitas coisas que precisamos melhorar e a gente vai trabalhar diuturnamente para que isso ocorra”, finalizou Casari ao g1.
Dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, Presidente Prudente (SP) não atinge metas em vacinação de crianças e cuidados com diabéticos
Leonardo Bosisio/g1
Ranking nacional
Conforme divulgado pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a cidade atingiu o “primeiro lugar entre todos os municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes” no programa com a nota de 9,71.
Porém, o Ministério da Saúde afirmou ao g1 que “não divulga os resultados deste componente baseado em ranking entre os municípios brasileiros em nenhum extrato de apuração”.
O órgão federal esclareceu ainda que o Indicador Sintético Final (ISF) é “a última etapa de agregação dos resultados dos indicadores do pagamento por desempenho”.
“Esta agregação é realizada somando as Notas Ponderadas dos Indicadores (NPIs) de todos os indicadores e dividindo por 10 (a soma de todos os pesos). Esse resultado é o ISF, nota final que congrega o resultado ponderado de todos os indicadores, facilitando a interpretação do desempenho do município no tocante à Atenção Primária à Saúde (APS), não os integrando”, finalizou o Ministério da Saúde.
UBS do Jardim Santana atinge todas as metas do Programa Previne Brasil, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Dos sete indicadores do Programa Previne Brasil, Presidente Prudente não atinge metas em vacinação de crianças e cuidados com diabéticos
Bookmark the permalink.