Empresário Laudério Botigelli é sepultado em Presidente Prudente: ‘Vamos sentir a falta desse grande homem’


Nascido em Pirajuí (SP), Botigelli era viúvo e deixou quatro filhos, sendo três homens e uma mulher, 13 netos e 16 bisnetos. Empresário Laudério Leonardo Botigelli foi sepultado nesta segunda-feira (5), em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosísio/g1
O corpo do empresário Laudério Botigelli foi sepultado na manhã desta segunda-feira (5), no Cemitério Municipal São João Batista, em Presidente Prudente (SP).
O empresário faleceu neste domingo (4), aos 93 anos, em sua própria casa.
Amigos e funcionários lamentam a morte de Botigelli, que construiu diversos empreendimentos na maior cidade do Oeste Paulista e empregou milhares de pessoas. Dentre elas está Edson Domingos Dias, funcionário do grupo Liane há mais de 25 anos, que lamenta a morte do patrão.
“Seu Laudério é uma lenda. Para a gente foi um presente tê-lo como representante de Presidente Prudente na parte empresarial. Eu acredito que deve ter passado por ele em torno de umas sete ou oito mil pessoas, funcionários. Eu estou há 25 anos no grupo e tenho muito orgulho em fazer parte da família Liane”, ressaltou ao g1.
O sentimento de orgulho também está presente em Marcelo Aparecido Bueno, também funcionário do grupo. Ele também ressalta a admiração que possui por Laudério, que segundo ele, “tinha um coração muito grande”.
“Teve todas as ajudas destinadas à Santa Casa de Presidente Prudente. É uma das pessoas que sempre encabeçou, junto com outros. Acho que o legado da família Botigelli em Presidente Prudente é uma coisa imensurável, não tem preço para o desenvolvimento da cidade, além da parte industrial, da Liane, acho que na parte de veículos também, toda a parte de fomento para o crescimento da cidade de Presidente Prudente. Isso é uma coisa que nenhum empreendedor vai conseguir chegar ao ponto que o senhor Laudério nesses anos todos dedicou para a cidade, para a saúde, a Santa Casa, coisas que a gente nem imagina que ele possa ter feito, com seu coração muito bom”, lamentou Bueno.
Irineu Sesti Filho, diretor da Santa Casa e presidente do banco de olhos Maria Sesti Barbosa, concorda com o importante papel que o empresário teve no aprimoramento do hospital em Presidente Prudente.
“Ele ajudou muito, muito caridoso, ajudou a UTI [Unidade de Terapia Intensiva], junto com o nosso pessoal do futebol. Hoje tem uma UTI muito linda na Santa Casa. Ele ajudou aos drogados, com um trabalho muito bonito, enfim, ele ajudou em muitas coisas que eram da Santa Casa, inclusive o Banco de Olhos. Pessoas o admiravam pelo respeito, pela ética, pelo trabalho que ele realizava e até pela família que é muito unida, muito boa e muito trabalho ele fez para a sociedade de Presidente Prudente”, ressaltou o diretor ao g1.
Empresário e filantropo
O empresário era viúvo, a esposa Tilda Botigelli faleceu em 1996, e deixa quatro filhos, sendo três homens e uma mulher, 13 netos e 16 bisnetos.
Botigelli nasceu no dia 17 de julho de 1929 em Pirajuí (SP). Começou a vida profissional como representante de secos e molhados, morou em Londrina (PR) e Arapongas e mudou-se para Presidente Prudente.
Em 1962, ele adquiriu uma fábrica de macarrão, que hoje transformou-se nas Indústrias Alimentícias Liane. O Grupo Liane tem ainda lojas de materiais de construção e concessionária de veículos.
O empresário também atuou como produtor rural no plantio de soja e milho e na criação de gado.
Em nota oficial nas redes sociais, a Liane Alimentos agradeceu o período de aprendizado com Laudério e disse que ele “foi um exemplo do que a humildade e a determinação juntas poderiam fazer”.
“Agradecemos o período de aprendizado com ele e afirmamos que os seus ensinamentos continuarão firmes aqui na Liane. Obrigado ao carinho que temos recebido nesse momento tão difícil. A família agradece às manifestações de carinho”, finalizou a empresa.
O presidente do Hospital de Esperança (HE) e membro da diretoria da Santa Casa, Francelino Magalhães, relembrou ao g1 toda a colaboração que Laudério deu às instituições filantrópicas do município.
“Ele colaborou e muito com o nosso Hospital de Esperança e colabora até agora. Sempre que nós solicitamos alguma colaboração, ele deu. Ele colaborou em muitas obras da Santa Casa: UTI coronariana, UTI pediátrica, sala de estar das pessoas do SUS, a capela da Santa Casa”, afirmou Magalhães.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
e
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *