Programa é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para atendimento. Departamento Regional de Saúde (DRS-11) de Presidente Prudente (SP)
Bárbara Munhoz/g1
Nesta terça-feira (27), a partir das 9h, Presidente Prudente (SP) receberá a 2ª Oficina de Regionalização da Saúde, juntamente com o “Gabinete 3D – Saúde”, no Auditório Azaléia, no Bloco B3, no Campus 2 da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), no bairro do Limoeiro.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O evento irá pactuar os procedimentos de que a região necessita, de forma compartilhada com todas as cidades, por meio de um termo de acordo e compromisso de gestão, otimizando os recursos provenientes da nova tabela paulista do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Incentivo à Gestão Municipal (IGM). No total, a região abrange 782.748 habitantes.
Durante os meses de fevereiro e março, as oficinas, realizadas pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, acontecem, também, nos municípios de Sorocaba (SP), Bauru (SP), Marília (SP), Araçatuba (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP) e Registro (SP), além de cidades da Grande São Paulo.
A primeira fase das oficinas foi realizada em 2023 e aprofundou o debate sobre soluções para as três áreas mais relevantes observadas pelo programa de regionalização: saúde mental, oncologia e cardiologia.
Em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.
O Gabinete 3D visa à articulação entre secretários do Estado e gestores de cada município. O nome da ação remete aos três “Ds” que regem a gestão: diálogo, dignidade e desenvolvimento.
A Secretaria da Saúde foi a pasta escolhida para a inauguração da iniciativa, conforme as demandas identificadas durante a primeira fase das Oficinas da Rede Regional de Atenção à Saúde.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Presidente Prudente sedia Oficina de Regionalização da Saúde nesta terça-feira
Bookmark the permalink.