Cerimônia ocorreu durante uma sessão na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (23). Valdeci Soares dos Santos Filho (PODE), conhecido como Soró, tomou posse como prefeito de Martinópolis (SP)
Paula Sieplin/TV Fronteira
Após Marco Antonio Jacomeli de Freita (Republicanos) ter o mandato cassado, tomou posse como Prefeito de Martinópolis (SP), nesta sexta-feira (23), o político Valdeci Soares dos Santos Filho (PODE), conhecido como Soró, que era vice-prefeito do antigo chefe do Poder Executivo.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Com início às 13h30, a cerimônia ocorreu durante uma sessão na Câmara Municipal, em que primeiro aprovou-se a ata da sessão extraordinária, realizada na última quarta-feira (21), e, posteriormente, a oficialização da posse do novo prefeito.
Em nota, Valdeci Filho disse que tornar-se chefe do Poder Executivo é um desafio, “tendo em vista o cenário em que assumiu o cargo”. Informou, ainda, que estava impedido de participar das atividades políticas em razão de um desentendimento com Freita e, por isso, vai se atualizar sobre tudo o que está acontecendo, firmando o compromisso de tentar manter os serviços públicos da cidade em funcionamento.
VEJA TAMBÉM:
Ministério Público abre investigação contra prefeito de Martinópolis após denúncia de vereadores
Câmara aprova por unanimidade abertura de Comissão de Investigação Processante contra o prefeito de Martinópolis
Ministério Público registra ação civil contra prefeito de Martinópolis por improbidade administrativa
Vereador que atuava como diretor de Almoxarifado volta à Câmara Municipal, pede vista e Poder Legislativo suspende processo contra prefeito de Martinópolis
Por 2 votos a 1, CIP aprova relatório final que investiga suposto ato de corrupção ativa pelo prefeito de Martinópolis, Marco de Freita
Por 9 votos a 2, Câmara Municipal de Martinópolis aprova cassação do prefeito Marco de Freita
Valdeci Soares dos Santos Filho (PODE), conhecido como Soró, tomou posse como prefeito de Martinópolis (SP)
Paula Sieplin/TV Fronteira
Cassação
Após mais de oito horas de sessão, o Poder Legislativo de Martinópolis aprovou, por 9 votos a 2, a cassação do então prefeito do município, Marco Antonio de Freita.
Segundo o relatório da Comissão de Investigação Processante (CIP), as três falhas do chefe do Poder Executivo foram:
dormir na Prefeitura;
participar de esquema para aliciamento na compra de votos de vereadores para empréstimo de R$ 18,8 milhões para pavimentação da cidade; e
ter postura incompatível com o cargo ocupado.
No início da sessão foi lido novamente o relatório da CIP, que durou cerca de três meses e foi aprovado por 2 votos a 1 em uma reunião da comissão. Após a leitura, os vereadores tiveram a oportunidade de se manifestar. Além disso, a defesa do prefeito teve duas horas para provar a inocência de Freita.
Valdeci Soares dos Santos Filho (PODE), conhecido como Soró, tomou posse como prefeito de Martinópolis (SP)
Paula Sieplin/TV Fronteira
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Valdeci Filho toma posse como novo prefeito de Martinópolis após vereadores votarem pela cassação do mandato de Marco de Freita
Bookmark the permalink.