Vigilância Epidemiológica inicia vistoria em residências de Presidente Prudente para análise do primeiro Índice Breteau de 2024


Cerca de 3.760 imóveis devem receber os agentes de endemias nas sete áreas da cidade, definidas por sorteio, durante aproximadamente um mês. Vigilância Epidemiológica inicia vistoria em residências de Presidente Prudente (SP) para análise do primeiro Índice Breteau de 2024
Breno Esaki/ Agência Saúde
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) iniciou o primeiro Índice Breteau (IB) de 2024 com o objetivo de monitorar a proliferação da dengue em Presidente Prudente (SP), nesta quinta-feira (4).
Para o levantamento, serão vistoriados 3.760 imóveis nas sete áreas da cidade, definidas por sorteio, durante aproximadamente um mês. Neste período, as equipes visitarão uma média de 400 a 600 residências por área. Em cada residência, os recipientes serão analisados para calcular o IB e o Índice de Infestação Predial (IIP).
Nesta primeira etapa, a equipe terá um mês para concluir as análises de campo e, em seguida, digitalizar os dados que serão divulgados à imprensa e à comunidade, segundo a supervisora da VEM, Elaine Bertacco. A previsão é de que os resultados saiam até o fim de janeiro.
Para efetivar o trabalho, os moradores devem permitir a entrada dos agentes nas residências.
Sobre o Breteau
O Índice Breteau é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Em Presidente Prudente, no ano passado, foram registrados 36.197 casos positivos de dengue e 24 óbitos.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *