Cardápio conta com bolo, curau, pamonha e espiga, entre muitos outros alimentos. Festa do Milho movimenta a Pousada Bom Samaritano, em Dracena (SP)
Chiesa Filmes
Em mais de 20 dias de festividades, a Pousada Bom Samaritano realizará, de 3 a 30 de janeiro, a 28ª edição da tradicional Festa do Milho, em Dracena (SP). A entrada no evento é gratuita.
Em entrevista ao g1, o diretor financeiro padre Osvaldir Ribeiro Mendes reforçou que todo o trabalho realizado é em prol da manutenção da pousada, que é uma comunidade terapêutica que cuida de pessoas “machucadas pela dependência química”, e que conta com a ajuda de incontáveis voluntários durante todas as edições já realizadas.
“Nós não temos aqui o número exato, mas muitas e muitas pessoas participam, passam, compram, ajudam, doam… Nós não temos um número específico de quantas pessoas. Serão 20 dias de festa, 20 dias em que saímos vendendo produtos derivados do milho através de mãos voluntárias. Nós temos a colaboração de muitos voluntários, muitas mãos amigas, empresas, parceiros da própria igreja, da própria sociedade que vê e ajuda porque sabe que o intuito da festa é ajudar a comunidade a manter os seus trabalhos no acolhimento, no tratamento e no cuidado para com a vida.”, explicou ao g1.
O evento contará com comidas típicas derivadas do cereal, como bolo de milho, curau, pamonha, milho em espiga e milho com casca, entre muitos outros alimentos.
Festa do Milho movimenta a Pousada Bom Samaritano, em Dracena (SP)
Chiesa Filmes
Em dezembro, a comunidade realizou uma missa de abertura na Paróquia de Santo Antônio de Santana Galvão, com as apresentações dos produtos que serão vendidos e das equipes de trabalho.
“Nós também apresentamos o avental e o cartaz da festa, e a máquina que nós compramos para nos ajudar na produção desses produtos. Houve também a apresentação daqueles que, de uma forma ou de outra, estarão nos ajudando, entre tantos outros que virão”, explicou Mendes ao g1.
No dia 18 de fevereiro, a comunidade realizará um almoço no salão de eventos da pousada, e terá como cardápio: arroz branco, arroz temperado com milho verde, creme de milho, polenta, salada e churrasco.
Festa do Milho movimenta a Pousada Bom Samaritano, em Dracena (SP)
Chiesa Filmes
“Só a caridade salvará o mundo”
A partir da frase de São Luís Orione, segundo a qual “só a a caridade salvará o mundo”, a comunidade terapêutica, administradas por padres orionitas, atua há 28 anos com o trabalho de acolhimento, acompanhamento e cuidados de homens, acima de 18 anos, que possuem dependência química e residem não só no Oeste Paulista, mas também em outros estados brasileiros. De acordo com o padre Osvaldir Ribeiro Mendes, a internação tem o período de seis meses.
“A pousada oferece o tratamento. Temos uma equipe técnica composta por psicóloga, enfermeira, nutricionista, assistente social, a presença dos padres, monitor, cozinheira e secretários. Somos uma equipe que, junta, acolhe, cuida e orienta, cada um na sua área específica, na sua área técnica. Tudo isso se faz necessário para ajudar a pessoa no seu processo de recuperação, com o apoio da sociedade civil organizada, com apoio e com parceria das famílias”, pontuou ao g1.
Festa do Milho conta com a ajuda de voluntários na Pousada Bom Samaritano
Pousada Bom Samaritano Dracena (SP)
Para entrar na comunidade terapêutica e iniciar o tratamento, é necessário ter o parecer do poder público, por meio de um laudo médico ofertado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
“Todos os que aqui moram não pagam mensalidade, é uma obra de caridade. Ela serve a comunidade e a comunidade ajuda também a manter essa obra. Nós olhamos hoje para a pousada com muita gratidão, eu tenho esse sentimento como padre, como diretor financeiro da pousada, o povo de Dracena e região olha com gratidão, olha com amor, por isso que participa, doa, colabora, ajuda, se empenha porque sabe dos trabalhos que a pousada desenvolve junto à comunidade, junto à cidade, junto à sociedade”, explicou Mendes.
O padre também explicou que a participação da família é fundamental na recuperação dos pacientes.
“É necessário que, durante o tratamento, a família também colabore e participe. Temos encontro mensal com as famílias no segundo domingo do mês, com celebração, almoço e confraternização”, afirmou ao g1.
Ainda segundo Mendes, durante os 28 anos de atuação, mais de 3 mil pessoas já foram atendidas pela comunidade terapêutica.
“Um ou outro não termina o tratamento, mas uma boa parte conclui o período de seis meses necessários para o tratamento e depois continua esse tratamento na vida, na família, na sociedade, no trabalho, e depende muito da estrutura da pessoa, da família e do ambiente que vai acolhê-la depois do processo terapêutico”, finalizou ao g1.
Serviço
A 28ª edição da Festa do Milho será realizada na laje da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Dracena. As festividades ocorrem de segunda a sexta-feiras, das 8h às 18h.
Festa do Milho movimenta a Pousada Bom Samaritano, em Dracena (SP)
Chiesa Filmes
Festa do Milho conta com a ajuda de voluntários na Pousada Bom Samaritano
Pousada Bom Samaritano Dracena (SP)
Festa do Milho conta com a ajuda de voluntários na Pousada Bom Samaritano
Pousada Bom Samaritano Dracena (SP)
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Festa do Milho chega à 28ª edição e movimenta a população em prol da Pousada Bom Samaritano, em Dracena
Bookmark the permalink.