Município que tem a característica de contar com a tranquilidade e um povo acolhedor, tem a agricultura e madeiramento como as principais atividades econômicas. Nantes, uma das cidades mais novas do Estado de São Paulo, completa 26 anos.
Divulgação
De pouca idade, mas com muita história, Nantes (SP) completa 26 anos no dia 21 de maio e tem muito o que comemorar, principalmente por contar com um povo trabalhador, acolhedor e que ama essa terra.
Batizada em homenagem ao fazendeiro Messias Nantes, a cidade teve seu início por volta de 1925, no povoado de Coroados, com a chegada de imigrantes portugueses à região.
A história começou bem diferente do que é hoje, um cenário de tensão e agressividade, reflexo da intensa luta pela posse de terras. Como as propriedades eram terras devolutas, aconteceram grandes conflitos entre os posseiros. Em um desses embates, houve a morte do fazendeiro, que em 1953 deu nome às terras de Nantes, após torna-se distrito de Iepê.
A emancipação finalmente ocorreu em 21 de maio de 1995 e Nantes é oficialmente reconhecida como município. Hoje, é um dos mais novos do Estado de São Paulo.
De olho no futuro
Nantes tem história antiga, mas caminha a pouco tempo como uma jovem cidade emancipada. Nesses 26 anos conta com as características de ser um lugar de tranquilidade, familiar, onde todo mundo se conhece e, segundo seus moradores, gostoso de se viver.
Nantes está localizada numa área abastecida pelos rios Jaguaretê, Laranja Doce e o Paranapanema, onde foi construída a Represa da Usina Capivara.
Além disso, a cidade tem um expressivo potencial turístico. Privilegiada pela natureza, Nantes possui belezas naturais, como as cachoeiras, que atraem visitantes de toda a região.
Cachoeira Jaguarete em Nantes-SP
Cedida
Mesmo sendo pequena, seus mais de 3 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não deixam esse aspecto ser negativo, já que nada melhor do que reunir a família e amigos para comer um lanche ou se encontrar na Praça Nossa Senhora Aparecida.
O futuro próspero é baseado num presente de trabalho, e isso o nantense sabe bem. A economia do município tem base na agricultura e madeiramento, além de outras atividades, como a cana-de-açúcar, milho, soja e a pecuária de corte.
26 anos de desenvolvimento
A jovem Nantes pensa no melhor para seus moradores e nas próximas gerações que vão desfrutar dessa terra tão rica.
Os investimentos constantes mostram essa preocupação e são motivo de orgulho.
A cidade hoje tem dois projetos que acolhem e preparam o nantense para o futuro.
O município tem preparado a mulher nantense para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda ao oferecer cursos de costura básica e avançada.
Atualmente o projeto tem capacidade para atender 15 pessoas e pretende-se aumentar até o fim do ano. Após a capacitação, a ideia é iniciar parcerias com empresas no ramo de costura de facção.
Outro projeto é o Aniversário Solidário, que visa criar uma memória afetiva nas crianças, para que elas lembrem durante toda a vida de momentos alegres e festivos que tiveram na sua infância.
Também é uma oportunidade para aqueles que não conseguem comemorar de alguma maneira esse momento e podem encontrar essa festividade dentro da escola.
A ação comemorativa ocorre em cada escola de Nantes, tanto EMEI quanto EMEF, com todos os alunos aniversariantes do mês.
Tudo muito bem feito e preparado para as crianças, a festa tem decoração, bolo, alimentação (sem açúcar e sem ultraprocessados), além de brinquedos.
Uma gente que cultiva os pequenos prazeres da vida, de um povo que tem raízes na cultura sertaneja e não dispensa uma cavalgada e rodeio, mostra o quanto é feliz.
Uma história que ainda tem muitos capítulos brilhantes a serem escritos tem muito a comemorar.
Parabéns, nantense, pelos 26 anos de uma Feliz Cidade!
De um povo acolhedor e familiar, Nantes completa 26 anos
Nantes completa 26 anos de evolução e desenvolvimento
Bookmark the permalink.