Empresas listam orientações necessárias para garantir o Réveillon em tranquilidade. Concessionárias de energia elétrica dão dicas de segurança e cuidados durante as festas de fim de ano
Banco de imagens/FreePik
As duas empresas que atuam na distribuição de energia elétrica na região de Presidente Prudente (SP) orientam como evitar acidentes provocados por instalações irregulares e fogos de artifícios durante as festas de Ano Novo.
A Energisa Sul-Sudeste, que atende 28 cidades da região, destacou as principais situações de risco e como evitá-las
Confira na lista abaixo:
Para quem vai se reunir em chácaras, sítios ou celebrar em áreas abertas, é preciso estar atento às instalações temporárias para iluminar ambientes externos, devido ao uso de extensões, benjamins e fios desencapados para improvisar e “puxar energia”, e que podem causar riscos de curto-circuito, choque elétrico e até um acidente.
Para os adeptos às piscinas, o alerta é para nunca manusear equipamentos eletroeletrônicos, como aparelhos de som, freezers ou geladeiras, com o corpo molhado e sem usar calçados.
Já para a tradição dos fogos de artifício, é preciso que a queima seja feita longe da rede elétrica, em locais descampados. Além do risco à vida, essa prática pode provocar a interrupção no fornecimento de energia de milhares de pessoas, inclusive de serviços essenciais. Além disso, em algumas cidades, é proibido soltar fogos de artifício.
Já a Neonergia Elektro, que atende a outros 28 municípios do Oeste Paulista, salientou que todos os itens para a queima dos fogos só podem ser manuseados por adultos, seguindo as orientações de segurança do fabricante estampadas na embalagem, optando por comprar produtos com certificado de garantia e qualidade.
Outras recomendações de segurança no uso de fogos são evitar soltá-los próximos a fachadas de prédios e vegetação densa, além de comprar artefatos que venham com uma base, pois não é recomendável segurá-los diretamente com as mãos.
A concessionária também explicou que, no caso de interrupção da energia, as primeiras providências indicadas são isolar a área e acionar a distribuidora para identificação da situação e devidas intervenções.
Além disso, alertou para jamais se aproximar ou tocar na fiação que venha a cair ou retirar um objeto da rede, uma vez que somente a equipe da distribuidora está habilitada para tais procedimentos.
“Ninguém quer ficar sem energia justamente na virada de ano, então, todo cuidado e atenção são necessários para garantir a celebração em tranquilidade”, reforçou o gerente de Saúde e Segurança da Neoletrika, Guilherme Mafra.
A concessionária também alertou, em relação ao aluguel de casas de veraneio, para que a população atente ao estado da fiação do imóvel, que normalmente fica fechado durante boa parte do ano e pode não estar com a manutenção em dia. Por isso, aconselhou o locatária a checar com o dono da casa há quanto tempo ela foi erguida. O tempo médio da durabilidade de toda a fiação é de 15 anos e, após esse período, o recomendado é contratar um eletricista para revisão geral.
Ao chegar à casa, certifique-se de localizar onde fica o disjuntor e confira o estado da fiação e das tomadas.
“Apesar de não haver novidades nas principais orientações, é importante reforçar, porque muitas pessoas ainda se colocam em situação de risco improvisando com extensões, ligações provisórias e adaptações para instalar uma iluminação diferenciada ou até um equipamento de som. São pequenos descuidos que podem acabar com a alegria da festa e custar uma vida”, pontuou o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia.
Serviço
Os telefones de contato das concessionárias de energia que atuam na região de Presidente Prudente são os seguintes:
Energisa Sul-Sudeste
0800-7010-326
WhatsApp
Neoenergia Elektro
0800-701-0102
WhatsApp: (19) 2122-1696
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Concessionárias de energia elétrica dão dicas de segurança e cuidados durante as festas de fim de ano no Oeste Paulista
Bookmark the permalink.