Com 39,7ºC, Presidente Prudente quebra recorde e registra temperatura mais alta em novembro desde 1985


Climatologista alerta para possibilidade de ventos fortes, chegando a 100km/h em algumas regiões, e descargas elétricas acompanhadas de chuvas nos próximos dias. Com 39,7ºC, Presidente Prudente (SP) quebra recorde e registra temperatura mais alta em novembro desde 1985
Reprodução/RPC
Na tarde desta sexta-feira (17), Presidente Prudente (SP) quebrou um recorde e registrou 39,7ºC, a temperatura mais alta de novembro desde 1985, quando os termômetros alcançaram 39,3ºC.
Em relação a 2023, até o momento, este é considerado o segundo dia mais quente do ano, perdendo apenas para os 40,7ºC registrados em 24 de setembro.
Já Dracena (SP), também registrou a temperatura mais alta do ano, com a marca dos 40,2ºC, igualando o recorde de 24 de setembro.
No entanto, apesar das altas temperaturas, um aviso emitido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil alerta para a possibilidade de ventos fortes na região entre esta sexta-feira e domingo (19).
Principalmente entre a tarde de sábado (18) e o domingo, ressalta-se a importância de atenção às regiões mais vulneráveis, como o Oeste Paulista.
De acordo com a Defesa Civil, a soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva fortes em todo o Estado de São Paulo.
Há, ainda, condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas, que podem variar entre 60km/h e 80km/h, com possibilidade de, próximo ou até durante o temporal, chegarem a 100km/h em algumas áreas.
A quantidade de chuva neste primeiro momento, porém, deve ser pequena, segundo o climatologista Vagner Camarini Alves.
“Para a região de Presidente Prudente, o cenário que mais vai preocupar são os ventos e as descargas elétricas. A quantidade de chuva, nesse primeiro momento, deve ser pequena. Depois, vai se acumulando. Ao longo das semanas, devemos ter chuva quase todos os dias”, disse à TV Fronteira.
No Oeste Paulista, pode chover um volume esperado de 90 milímetros, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *