Município é produtor e transportador de urucum e cana-de-açúcar. Cidade de gente feliz e trabalhadora.
Cedida
Feita de gente feliz e trabalhadora, Monte Castelo completa 70 anos de emancipação no dia 22 de novembro. Motivos para comemorar não faltam nesta data tão especial.
A história começa em 1946, quando por idealização de Ricardo Tognon, Manoel dos Santos Esgalha e Alfredo Potumati, o povoado de Galante foi criado.
Dentre as lutas através dos anos pelo progresso, com a fertilidade de seu solo onde as culturas de cereais davam certa solidez econômica, o distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município em 30 de dezembro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954.
Hoje, quem mora neste canto, declara o seu amor, principalmente aqueles que aqui criaram raízes e formaram família, destacando a cidade como aconchego e sendo orgulho e amor de seus habitantes.
Como uma boa cidade do interior, o simples se destaca e evidencia as delícias, como por exemplo, o cachorro quente da Natalina, carregado de história e amor através dos anos, de geração em geração.
Além disso, o município ainda tem a Praça Municipal, local de muitas histórias e memórias, em uma homenagem a essa terra e aos que a construíram ao longo dos anos. Lugar onde é celebrada a chegada do natal, com a beleza da praça iluminada.
Praça iluminada celebra a chegada do Natal.
Cedida
O Centro Comunitário é um ambiente onde as famílias se reúnem para celebrar graças especiais, como aniversários, casamentos e batizados. O lugar se torna o cenário perfeito, onde sorrisos iluminam os rostos, e as risadas ecoam, criando um ambiente de alegria e união.
E como não falar da beleza natural de Monte Castelo que é o Parque Aguapeí, localizado na região oeste do Estado de São Paulo, com área equivalente a 9.043 hectares, o parque se destaca na paisagem nativa do rio Aguapeí, a formação de bancos de areias, praias e extensas áreas de várzeas. Parte de sua rica biodiversidade está associada a ambientes alagadiços, também conhecidos regionalmente como “Pantaninho Paulista”, cervo-do-pantanal, jacaré-do-papo-amarelo, tuiuiú e anta, estão entre as espécies protegidas pela Unidade de Conservação.
Ainda podemos citar o Ginásio de Esportes, Bar da Rodoviária, o letreiro da cidade e a imagem de Nossa Senhora, acompanhada de uma fonte de água pura e cristalina como destaques no cenário municipal.
Lugares repletos de encantos.
Cedida
O montecastelense também tem a felicidade de poder contar com a agropecuária como um dos motores da economia local, principalmente pela produção e transporte de urucum e cana-de-açúcar.
Sete décadas de história
O amor por um lugar não visa somente o presente, mas o cuidado e carinho com as futuras gerações. Este é o segredo para que mais 70 anos cheguem com prosperidade.
A administração de Monte Castelo tem feito isso, pensando com carinho na população que usufrui e ainda vai aproveitar cada espaço desse lugar abençoado.
Casa do Papai Noel
A construção da Casa do Papai Noel na praça municipal é uma benfeitoria à comunidade, que vai além da mera decoração festiva. Ela une as pessoas, promove o espírito natalino e contribui para o bem-estar geral da cidade.
Extensão das salas de aula da EMEF Prof. Casimira Nascimento da Silva
A expansão das salas de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Casimira Nascimento da Silva é um grande passo em direção à melhoria da qualidade da educação na região. O aumento no número de salas de aula permite uma distribuição mais equitativa dos alunos, o que resulta em turmas menores e, consequentemente, um ensino mais personalizado e eficaz. Isso beneficia tanto os alunos quanto os professores, que podem se concentrar mais nas necessidades individuais de cada estudante.
Velório
A reforma do Velório Municipal, com a adição de novos móveis, pintura e sistemas de ventilação vai muito além do aspecto estético. Ela demonstra cuidado, respeito e solidariedade para com as famílias enlutadas, proporcionando um ambiente digno e confortável durante um dos momentos mais difíceis da vida.
Monte Castelo é feita de história, de emoção, de belezas e, principalmente, de gente. Gente essa que constrói os próximos anos e que contribui para esse cenário tão emocionante de sete brilhantes décadas.
Por tantos motivos, essa gente acolhedora e feliz, merece comemorar neste 22 de novembro.
Parabéns, montecastelense pelos 70 anos de uma Feliz Cidade!
Cidade acolhedora, Monte Castelo completa 70 anos
Bookmark the permalink.