Paciente já se recuperou e recebeu alta médica. De acordo com o boletim oficial atualizado nesta quarta-feira (26), quase 13 mil casos positivos da doença já foram registrados neste ano na cidade. O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue
Freepik
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo confirmou a circulação do sorotipo 2 da dengue em Presidente Prudente (SP).
Esse tipo de vírus é associado a casos mais graves da doença.
Segundo a pasta estadual, o paciente já se recuperou e recebeu alta médica no dia 3 de abril.
O exame foi processado pelo Instituto Adolfo Lutz e liberado neste mês de abril com a confirmação do tipo 2 da doença no dia 19.
A secretaria acrescentou que este tipo de dengue é comum em diversas regiões do Estado, principalmente nesta época do ano.
No entanto, de acordo com informações disponibilizadas pela Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, o sorotipo 2 é considerado “mais virulento”.
Segundo o ministério, todos os quatro sorotipos de dengue (1, 2, 3 e 4) podem produzir formas assintomáticas, brandas e graves, incluindo fatais.
“A segunda infecção por qualquer sorotipo de dengue é predominantemente mais grave que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência. No entanto, os sorotipos 2 e 3 são considerados mais virulentos”, salientou o ministério.
De acordo com o boletim oficial atualizado nesta quarta-feira (26) pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), já foram confirmados 12.895 casos positivos de dengue e 14 mortes causadas pela doença em Presidente Prudente neste ano.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Secretaria da Saúde do Estado confirma circulação do sorotipo 2 da dengue em Presidente Prudente, considerado ‘mais virulento’
Bookmark the permalink.