Evento é realizado gratuitamente neste sábado (13), dia em que se relembra a assinatura da Lei Áurea, responsável pela abolição da escravatura no Brasil em 1888. ‘Cultura Preta’ promove bate-papo em Presidente Prudente (SP)
AyÓ Produções
O bate-papo “Cultura Preta” é realizado, das 10h às 12h30 e das 14h às 16h deste sábado (13), no Sesc Thermas de Presidente Prudente (SP). O evento gratuito, realizado por Adriano José, é direcionado aos empreendedores e artistas locais negros.
Os interessados devem retirar senha no local com 30 minutos de antecedência.
“Podem esperar um bate-papo sobre a produção de arte negra no Brasil, atualmente, e o empreendedorismo, principalmente, através das artes”, disse Adriano José, produtor do evento, ao g1.
‘Cultura Preta’ promove bate-papo em Presidente Prudente (SP)
AyÓ Produções
A ação faz parte da quinta edição do projeto “Do 13 ao 20 (Re)Existência do Povo Negro” realizado pelo Sesc em suas unidades do Estado de São Paulo e o nome faz alusão aos dias 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, e 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Neste ano, o projeto tem como inspiração as “Ensinagens Negras” que, para além do compartilhamento de conteúdos negroreferenciados, dá lugar também às cosmopercepções e modos de fazer do povo negro, considerando processos e experiências como potencializadores do ensino-aprendizagem e de transformação.
“É uma ideia que a gente possa discutir aspectos da cultura negra no Brasil, nem só no 20 de novembro e no 13 de maio. Eu acho fundamental a gente alargar a possibilidade de discutir as questões de cultura negra no Sesc, que é uma das mais importantes entidades de cultura e educação no Brasil”, reforçou José ao g1.
O encontro deste sábado tem classificação etária indicativa de 14 anos e aborda os processos de produção colaborativa, articulação com parceiros públicos e privados e execução de projetos incentivados via Lei Rouanet e o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), com ênfase ao fortalecimento de grupos e à produção cultural enquanto ferramenta de atuação aos empreendedores e artistas locais negros em Presidente Prudente.
‘Cultura Preta’ promove bate-papo em Presidente Prudente (SP)
Venancio
Festival Feira Preta
O produtor Adriano José contou ao g1 que tem quase 25 anos de carreira no campo da cultura e que há 13 anos abriu sua própria produtora “focada em trabalhar com cultura e arte negra”, chamada AyÓ Produções, palavra que significa “alegria, felicidade” em iorubá.
Entre os eventos que José produz está o Festival Feira Preta que é considerado o maior evento de cultura e empreendedorismo negro no Brasil e que terá sua 22ª edição este anos.
Produtor Adriano José promove bate-papo ‘Cultura Preta’ em Presidente Prudente (SP)
Divulgação
A feira tem como objetivo valorizar, representar e apresentar o que há de mais criativo e inovador nos mais diferentes segmentos, com foco na cultura preta. Nela, é possível encontrar produtos de empreendedores negros nos temas de tecnologia, música, artes digitais e literatura.
“Na última [edição], que foi aqui no Memorial da América Latina em São Paulo, a gente teve 150 empreendedores do Brasil inteiro e alguns de outros países. A gente tem toda uma área cultural que se dedica à exposição de fotografias, games, área infantil e tem palco para grandes shows. É um grande festival de cultura negra e empreendedorismo”, finalizou o produtor ao g1.
‘Cultura Preta’ promove bate-papo em Presidente Prudente (SP)
Nego Júnior
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
‘Cultura Preta’ promove bate-papo com empreendedores e artistas negros em Presidente Prudente
Bookmark the permalink.