Cesta básica fica R$ 30 mais barata em Presidente Prudente, aponta levantamento de preços


Pesquisa foi realizada em sete supermercados e constatou uma deflação de 3,22%. Cesta básica ficou R$ 30 mais barata em Presidente Prudente (SP), segundo o IPT
IPT
Uma pesquisa de preços realizada em sete supermercados, nos dias 28 e 29 de setembro, identificou uma deflação de 3,22% em relação ao mês anterior em Presidente Prudente (SP). Com isso, o consumidor que gastava R$ 930,02 para fazer a compra da cesta passou a desembolsar, em média, R$ 900,07, segundo o Índice de Preços Toledo (IPT).
Veja aqui o levantamento completo.
De acordo com os resultados divulgados nesta segunda-feira (2), o grupo que apresentou o maior decréscimo foi o de Artigos de Limpeza, com queda de 9,56%. Os destaques foram o desinfetante (fragrância de pinho/500ml), com diminuição de 27,09%, e o sabão em barra (5 unidades), com 15,01%.
Seguindo a tendência de baixa, o grupo de Alimentos apresentou uma deflação de 2,86%, com destaque para os ovos brancos (dúzia), que tiveram queda de 16,73%, e a batata (kg), com uma diminuição de 13,19%.
Por fim, o grupo de Higiene Pessoal também apresentou uma deflação de 1,54%. O papel higiênico (4 unidades/30m/folha simples) teve baixa de 9,15% e o sabonete (85-90g) apresentou decréscimo de 3,51%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades nos estabelecimentos, houve produtos que apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o absorvente aderente (8 unidades), que variou entre R$ 1,49 e R$ 5,59, ou seja, 275,17%, e o creme dental (90g), que foi de R$ 1,19 a R$ 4,35, o equivalente a 265,55%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 60%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 425,32. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 266,19, economizando, assim, R$ 159,13.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um parâmetro de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina.
Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior.
O levantamento é efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente.
Em função disso, constantemente, os preços apresentam diferenças entre a primeira e a segunda quinzenas do mesmo mês.
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