Conhecido por ser um lugar hospitaleiro, tranquilo e seguro, município é um dos mais jovens do Estado de São Paulo. Ribeirão dos Índios, a cidade Amizade, completa 26 anos
Cedida
Com diversas características positivas e amada por sua população, Ribeirão dos Índios (SP) completa 26 anos no dia 6 de agosto. A cidade é uma das mais jovens do Estado de São Paulo.
A história do município começa bem antes da emancipação. No ano de 1922, existia latifúndios que conservavam praticamente intactas a extensa mata tropical, onde existiam estreitos picadões que serviam de ligação entre as propriedades.
Já em 1924, foi aberta no meio da mata uma estrada para facilitar a comunicação com o município sede de Santo Anastácio (SP), surgindo o primeiro povoado às margens do Rio Ribeirão dos Índios, em 1925.
Em 26 de dezembro de 1936, o povoado foi elevado a distrito do Município de Santo Anastácio e, finalmente, em 27 de dezembro de 1995, assinada pelo então Governador Mário Covas, Ribeirão dos Índios passa a ser um município.
A combinação da hospitalidade, sossego, segurança e acolhedora, somadas ao seu esplendoroso azul, que bem representa o município, ganha o nome de Cidade Amizade.
Mesmo sendo pequena, se engrandece por meio de seus habitantes, que não medem esforços pelo progresso.
Igreja Matriz de Ribeirão dos Índios
Cedida
Aliás, como uma típica cidade do interior, onde a tranquilidade é marca registrada, o lazer combina com essa essência. Seja na Praça Central, Coreto, Cristo, Centro Esportivo ou no Centro de Eventos, o ribeirindio tem programa certo com a família ou amigos. Afinal, a boa conversa ou aquele lanche gostoso não podem faltar.
O hino da cidade demonstra as culturas que esse lugar guarda:
Ribeirão dos Índios, querida,
Nobre terra que o progresso está mudando
Nos teus campos, gado e lindas plantações,
Na alegria, fé dos vossos foliões.
A cidade tem a agropecuária como motor da economia, levando o sustento do dia a dia para as famílias e também o nome desse lugar para ainda mais longe.
Progresso de Ribeirão dos Índios
Obras do Quiosque da Praça “Padre Guilherme Heber”
Cedida
De olho no futuro e naquilo que traz felicidade ao ribeirindio, a administração vem fazendo importantes obras, como o Quiosque da Praça “Padre Guilherme Heber”
Dois locais para melhor atender a população que utiliza desta importante praça para lazer e diversão, além de proporcionar ainda mais charme ao lugar.
Além disso, o Poder Público conseguiu o convênio para Incentivo de atividade física, com profissional da atenção primária à saúde, cujo objetivo é oferecer semanalmente atividades aos moradores, devidamente encaminhados pelo médico da Estratégia da Saúde da Família (ESF).
As aulas são oferecidas na Praça Central, “Padre Guilherme Heber” e também na área conhecida como “Espaço Amigo”.
Aulas no “Espaço Amigo”
Cedida
A cidade também tem o Campeonato Amador Municipal, que acontece anualmente, promovido pela coordenadoria municipal de esporte.
Esse é mais um incentivo para o esporte no município, com intuito de fomentar o comércio e diversão para população.
Em agosto, os 2.025 habitantes têm muito a comemorar, principalmente por viverem em um lugar cheio de alegria e que mesmo simples, é apaixonante.
Parabéns, Ribeirão dos Índios, pelos 26 anos de uma Feliz Cidade!
Regente Feijó, ‘a mais bela pérola da Alta Sorocabana’, completa 88 anos
Ribeirão dos Índios, a Cidade Amizade, comemora 26 anos em 2023
Bookmark the permalink.