Atividades serão realizadas neste domingo (18) e a primeira delas tem início às 10h. Oficina “Pintura Corporal Afro-Brasileira” é realizada em Presidente Prudente (SP)
Redes sociais
O Sesc Thermas de Presidente Prudente (SP) promove, ao longo deste domingo (18), sete atividades gratuitas do “Festival Florestar”, que tem como objetivo proporcionar experiências sensoriais, afetivas e de conhecimento entre as pessoas e as áreas verdes.
Roda de conversa
A primeira atividade é a “Roda de Conversa Pela Causa Indígena: Os Povos Originários no Oeste Paulista”, que será realizada das 10h às 12h no Bosque.
A ação é ministrada pela cacica Lidiane Damaceno Krenak, a professora doutora Neide Barrocá Faccio e o pesquisador e doutorando Thiago de Moraes dos Passos.
Por meio de uma mostra fotográfica, os participantes são convidados à uma imersão visual pelos territórios de memória dos povos originários e que conduzirá a uma roda de conversa sobre suas potências e demandas no cenário atual.
Além disso, será realizada uma exposição de relatos, fotos e mapas que representam o conhecimento produzido sobre a história dos povos indígenas no Oeste Paulista e que conduzem ao longo da caminhada a construção dos territórios de memória.
“Roda de Conversa Pela Causa Indígena: Os Povos Originários no Oeste Paulista” é realizada em Presidente Prudente (SP)
Divulgação
Ancestralidade
A partir das 11h do domingo, é realizada a oficina “Minha Realeza Ancestral: Reflexos da Água” com Cia Caruru, no Quiosque.
Nesta atividade, as crianças poderão customizar o próprio espelho, entender a importância desse objeto e vivenciar partilhas de histórias que têm relação com seus reflexos. Cada material trará sentido particular das memórias das águas e das deusas Osún e Yemojá.
As crianças a partir de quatro anos podem participar e as senhas serão entregues no local com 30 minutos de antecedência.
Oficina “Minha Realeza Ancestral: Reflexos da Água” é realizada em Presidente Prudente (SP)
Maysa Marin
Pintura corporal
No período da tarde, a partir das 13h30, é realizada a oficina “Pintura Corporal Afro-Brasileira” com o artista plástico Melmann Gonçalves, na Horta.
Com inspiração na ancestralidade africana e diaspórica, o artista proporciona uma imersão na cultura afro-brasileira através da arte da pintura corporal.
Durante a vivência, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre os significados dos desenhos e símbolos utilizados, bem como técnicas de pintura e preparação da pele. Busca-se com isso resgatar e valorizar as tradições e expressões culturais afro-brasileiras, destacando sua forte relação com a natureza e seus elementos.
Oficina “Pintura Corporal Afro-Brasileira” é realizada em Presidente Prudente (SP)
Melmann Gonçalves
Artesanato
No mesmo horário, às 13h30, também será realizada a oficina “Sementes e Artesanatos na Cultura Kaingang” com Susilene Kaingang e Dirce Kaingang, no Quiosque.
Os participantes aprendem a importância cultural e ecológica das sementes para a etnia Kaingang, tendo a oportunidade de praticar a confecção de artesanatos utilizando sementes, como colares, pulseiras, brincos, entre outros.
As crianças a partir de sete anos podem participar e as senhas serão entregues no local com 30 minutos de antecedência.
Oficina “Sementes e Artesanatos na Cultura Kaingang” é realizada em Presidente Prudente (SP)
Thamires Motta
Ervas
A partir das 14h do domingo, será realizada a oficina “Ervas da Cultura Afro-Brasileira” com o coletivo Mocambo Nzinga, na Horta.
Fazendo conexão com a obra do artista Melmann Gonçalves, o coletivo Mocambo Nzinga facilita essa oficina que tem por tema central a sabedoria sobre as ervas e sua relação com a cultura afro-brasileira, seja na culinária, na medicina ou em ritualísticas, unindo consciência ambiental, espiritualidade e promoção de saúde.
Em meio a cantos, roda de conversa e chás, os participantes aprendem como cultivar algumas dessas ervas, plantando-as na horta agroecológica do Sesc Thermas.
Oficina “Ervas da Cultura Afro-Brasileira” é realizada em Presidente Prudente (SP)
Maila Alves
Cantigas
Já a partir das 15h, é realizada a oficina “Memórias de Carvalho” com Ana Maria e Isabel Carvalho, na Área de Convivência.
Neste espetáculo, as irmãs trazem histórias, cantigas e brincadeiras cantadas na sua infância por seu pai Pepê Carvalho, sua mãe Florzinha, seus tios, vizinhos, cantadores e mestres da cultura popular. São sons e narrativas que remontam um Brasil do interior, negro e popular.
O espetáculo ainda conta com intervenção de brincantes que convidam o público a cair na dança e nas brincadeiras.
Oficina “Memórias de Carvalho” é realizada em Presidente Prudente (SP)
Alécio Cezar
Memória
Para encerrar a programação deste domingo, a partir das 16h, será realizada a oficina “Jogos da Memória com Adinkras” com a Cia Caruru, no Quiosque.
Os adinkras são símbolos pertencentes ao continente africano, umas escritas e sabedorias antigas dos povos akan, que é uma civilização da África Ocidental.
A possibilidade de inserção desses símbolos como forma de aprendizado e a aproximação histórico-cultural se dará a partir da construção de um jogo da memória, feito com carimbos, estampas, colagem e tecidos.
Oficina “Jogos da Memória com Adinkras” é realizada em Presidente Prudente (SP)
Maysa Marin
Serviço
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, nº 111, no Jardim das Rosas. Para obter mais informações, o telefone para contato é (18) 3226-0400.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Oficinas gratuitas exaltam cultura indígena e afro-brasileira, em Presidente Prudente
Bookmark the permalink.